Harvey Weinstein acusado de violar atriz no Festival de Cannes

Após ter sido violada, Harvey terá ameaçado a atriz com os seus seguranças para que esta se mantivesse em silêncio sobre a situação

A atriz alemã Emma Loman acusou o produtor norte-americano Harvey Weisntein de a ter violado, em 2006, enquanto decorria o Festival de Cinema de Cannes, e ameaçou-a para que esta permanecesse em silêncio. A notícia foi avançada pelo The Hollywood Reporter, esta terça-feira.

Loman já apresentou queixa em tribunal sobre o sucedido, e afirma que o produtor usou o seu estatuto para a atrair ao seu quarto de hotel, acabando por violá-la. Na altura, a atriz estava a passar do mundo da moda para o cinema e Weinstein convidou-a para o Festival de Cannes, para discutir um possível papel num dos seus filmes. Emma Loman afirma que na altura ficou apreensiva, mas que acabou por aceitar o convite. A atriz conta que o produtor foi persistente.

No entanto, apesar do sucedido, a atriz diz que Weinstein sempre se comportou de forma profissional e que chegou a dar-lhe vários conselhos para “ganhar a sua confiança”.

"Assim que chegou ao quarto de hotel, Weinstein rapidamente abandonou o lado profissional. Dominou Loman e violou-a. Chocada e traída (…) Loman ficou desorientada e Weinstein aproveitou-se disso e fez parecer que esta era uma situação normal na indústria", escreve o advogado da atriz na queixa que apresentaram em tribunal, segundo escreve o Hollywood Reporter.

Após ter sido violada, Harvey terá ameaçado a atriz com os seus seguranças para que esta mantivesse o silêncio sobre a situação, antes de sair do quarto, e várias ameaças sucederam a essa vários anos depois.