Incêndio em Monchique. Seguradoras falam em danos superiores a dois milhões de euros

O incêndio deflagrou no passado dia 3 de agosto

Os danos provocados pelo incêndio na Serra de Monchique ultrapassam os dois milhões de euros, diz a Associação Portuguesa de Seguradoras (APS). Este número diz respeito apenas a danos que estão cobertos por seguros.

"Registaram-se no total 118 sinistros cobertos por apólices de seguro, a que corresponde um valor agregado de danos (pagos ou provisionados) de 2.108.484 de euros", explicou a APS, citada pela agência Lusa.

Das indemnizações pagas e provisionadas, 1,7 milhões de euros dizem respeito a danos em habitações e 269 mil euros a danos em estabelecimentos comerciais e industriais. Para além disso, foram registados danos referentes a pessoas e acidentes de trabalho, num total de de 7.280 euros de indemnizações pagas e provisionadas.

Recorde-se que o incêndio deflagrou no passado dia 3 de agosto e foi combatido por mais de 1000 operacionais ao longo de uma semana. As chamas chegaram aos concelhos de Silves, Portimão e Odemira. 41 pessoas ficaram feridas.

Segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, arderam 27.635 hectares. O Governo já anunciou um programa de reordenamento económico da serra de Monchique. O Presidente da República propôs que a comissão técnica independente criada para investigar os incêndios do ano passado se torne permanente.