Siemens pode despedir 20 mil trabalhadores

Os cortes são em áreas como recursos humanos, departamento financeiro e departamento jurídico. A empresa tem atualmente 380 mil funcionários. 

A Siemens vai apostar numa nova estratégia e em causa podem estar cerca de 20 mil postos de trabalho. O plano é o “Visão 2020+” e tem como objetivo simplificar a estrutura da empresa alemã.

O corte vai incidir nas áreas de recursos humanos e departamentos financeiro e jurídico em todo o mundo o que equivale a um corte de 5% na força de trabalho da empresa, que conta atualmente com 380 mil funcionários.

Segundo a Manager Magazin, estas informações foram dadas pelo CEO da firma, Joe Kaeser, num encontro privado com investidores, onde mostrou querer aumentar a eficiência em 20% nas funções administrativas e conseguir poupanças de 20% nas áreas da tecnologia de informação e serviços partilhados.

Isto acontece depois da Siemens ter anunciado que pretende reduzir o número de divisões operacionais de cinco para três, enquanto se concentra nas áreas de software de produção e distribuição de energia.

Há um ano, a empresa de Joe Kaeser já tinha anunciado a redução de sete mil empregados nas áreas de negócios de energia e gás e encerrar as instalações de Goerlitz e Leipzig.