Donald Trump acusa Google de manipular motor de busca

Segundo o presidente norte-americano, ao procurar “Trump News” os resultados “mostram apenas visão dos Fake News Media”

Donald Trump acusou a Google de ter manipulado o motor de busca e as notícias que surgem nas pesquisas.

Na sua conta oficial do Twitter, Trump afirma que “os resultados da pesquisa na Google para ‘Trump News’ mostram apenas a visão dos Fake News Media [media de notícias falsas]”. “Por outras palavras, estão manipulados em relação a mim e a outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam más. A falsa CNN é proeminente. Os media republicanos/conservadores e justos sãos excluídos. Ilegal?”, questiona o presidente norte-americano.

“96% dos resultados sobre ‘Trump News’ porvém de meios de comunicação social de esquerda, o que é muito perigoso (…). Esta é uma situação muito séria e que tem de ser discutida”.

A Alphabet, a empresa detentora da Google, já respondeu às acusações de Donald Trump, através de um comunicado publicado na plataforma. “Não influenciamos os nossos resultados em relação a qualquer ideologia política. Trabalhamos continuamente para melhorar o Google Search e nunca classificamos resultados de pesquisa de forma a manipular o sentimento político”, afirma a empresa.

A cotação da empresa em bolsa desceu 0,75% depois das críticas de Donald Trump, passando cada ação a custar 1.232,54 dólares.