Banco Montepio vende participação no moçambicano Banco Terra

Com esta alienação, o Montepio deixa de ter qualquer participação no capital da instituição financeira. A venda à Arise foi feita no âmbito da redefinição estratégica das suas participações internacionais.

A Montepio Holding, participada da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), acordou a venda da participação no BTM – Banco Terra S.A., à Arise, no âmbito da redefinição estratégica das suas participações internacionais.

Com a venda de 45,78% do capital social deste banco, o Montepio deixa de deter qualquer participação na instituição financeira de direito moçambicano e cuja posição remonta a 2012.

A venda à Arise – holding criada em conjunto pelo fundo soberano norueguês Norfund, pelo banco de fomento holandês FMO e pelo Rabobank, para apoiar o crescimento em África através de investimentos em instituições financeiras africanas – insere-se no contexto dos movimentos de consolidação que estão a ocorrer no setor financeiro de Moçambique.

O negócio – que inclui uma opção para uma eventual entrada do Montepio na Arise – vem reforçar e aprofundar a parceria estabelecida entre as duas instituições, que se comprometem a estudar conjuntamente oportunidades futuras de investimento no continente africano.