Amesterdão vai receber Puigdemont para conferência sobre “ira política”

A conferência vai permitir ao ex-presidente catalão “contar a sua versão dos eventos vividos em Espanha”

Carles Puigdemont tem agendada para outubro uma conferência em Amesterdão subordinada ao tema "ira política", avança o jornal espanhol La Vanguardia. 

O evento está a ser organizado pelo centro cultural De Baile. Nesta conferência, o líder independentista irá falar sobre a “ira política” e o “caso espanhol como consequência do processo de soberania”, avança o jornal espanhol. O orador é apresentado pela organização como sendo: "alguém que provoca muita oposição no duro debate politico europeu e que também soube criar raiva popular na sua luta por uma Catalunha independente". A conferência vai permitir a Puigdemont “contar a sua versão dos eventos vividos em Espanha”.

Esta vai ser a segunda vez que Puigdemont sai da sua base, em Waterloo, Bélgica, depois de ter ido à Alemanha no passado mês de julho. Nessa altura, a extradição de Puidgemont decretada pelo tribunal alemão impedia Espanha de julgar o ex-presidente por rebelião. Com esta limitação, o Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção, recusando-se assim a julgar Puigdemont apenas pelo crime de peculato. Contudo, apesar de o mandato de captura ter sido cancelado, o ex-presidente catalão não poderá voltar a pisar solo espanhol nos próximos 20 anos.

Mesmo assim, Puigedemont está a comandar o seu novo governo paralelo dedicado à Catalunha, chamado Crida Nacional per la República – em português Conselho da República –, a partir da Bélgica.