Obama mais quatro anos

Democrata Barack Obama declarado vencedor das presidenciais norte-americanas.

votos eleitorais apurados às 7h30 (hora de lisboa):

atribuídos a obama atribuídos a romney por atribuir necessários para vencer
303 206 29 270

síntese: o presidente norte-americano barack obama foi reeleito esta terça-feira, já madrugada em portugal, para um segundo mandato na casa branca. numa altura em que o total do voto popular ainda está por apurar, a vitória no colégio eleitoral é inequívoca, com obama a somar vitórias em nove dos 11 estados dados como equilibrados antes da votação.

nas próximas horas e durante o dia de quarta-feira actualizaremos a partir de washington e de lisboa toda a informação sobre mais uma jornada eleitoral histórica.

a maratona eleitoral seguida minuto a minuto:

07h30 o sol termina aqui a sua jornada eleitoral nocturna. não perca, a partir das 08h00, as principais reacções à vitória de barack obama. 

07h21 neste momento, só a florida não conhece o vencedor – com 98,6% dos votos contados, obama lidera com mais 65 mil. 

estados-chave vencidos por obama: ohio, virgínia, colorado, iowa, nevada, new hampshire, michigan, pensilvânia e wisconsin.

estados-chave vencidos por romney: carolina do norte.

07h18 os apelos ao diálogo e à busca de consensos entre democratas e republicanos marcou o discurso de vitória de barack obama, que hoje se tornou o 16.º presidente dos estados unidos da américa a vencer duas eleições consecutivas.

07h07 @daviddinis over and out. foi bom estar aqui hije, see ya.

07h02 @daviddinis post election. ficou tudo igual. presidente. congresso. senado. o fiscal cliff está aí. a incógnita é se obama e os republicanos mudam algo.

06h36 discurso de vitória de barack obama: aparece acompanhado por michelle obama e pelas filhas, sasha e malia.

«mais de 200 anos depois de uma antiga colónia conquistar o direito de determinar o seu próprio destino, a tarefa de aperfeiçoar a nossa união dá um passo em frente. e por vossa causa»

«para os eua, o melhor está ainda para vir»

@daviddinis obama fala em chicago.one nation, one people. the best is yet to come.

«quero agradecer a todos os norte-americanos que votaram nesta eleição. aqueles que passaram longas horas na fila – por falar nisso, temos de resolver esse problema»

@daviddinis o que parece um discurso bipartidário é, acho, um desafio aos republicanos. veremos nos próximos dois meses se terá melhor resultado agora.

«falei com o governador romney e felicitei-o, e ao congressista paul ryan, pela campanha bem disputada»

«a família romney há muito que se dedica ao serviço público americano e isso é um legado que honramos e aplaudimos nesta noite»

«nos próximos dias quero sentar-me com o governador romney paa ver o que podemos fazer juntos para levar este país para a frente»

@daviddinis obama: dei os parabéns a romney e ryan por uma campanha dura. quero falar com ele, para saber como podemos trabalhar juntos. bipartisan?

«quero agradecer ao melhor vice-presidente que alguém pode desejar, joe biden»

«michelle, nunca te amei mais. nunca tive tanto orgulho como ao ver o resto dos eua a apaixonar-se também por ti»

«sasha e malia, vocês estão a crescer para se tornarem fortes, inteligentes e mulheres lindas, tal como a vossa mãe»

«à melhor equipa de campanha e voluntários da história da política. terão o agradecimento eterno de um presidente»

«a democracia numa nação de 300 milhões pode ser barulhenta e complicada. temos as nossas opiniões, todos nós temos convicções fortes. e quando passamos por momentos difíceis, quando temos de tomar decisões importantes enquanto país, é inevitável que se intensifiquem as paixões, que aumente a controvérsia. isso não mudará depois desta noite e não deve mudar. estas divergências são um símbolo da nossa liberdade, nunca nos podemos esquecer que enquanto falamos há pessoas em países distantes a arriscar a vida para ter a hipótese de discutir como nós»

@daviddinis obama. we will disagree. but a long campaign is now over. you voted for action, not politics as usual. work with leaders of both parties.

«teremos os nossos precalços. o progresso nem sempre tem um percurso fácil»

«vocês fizeram de mim um presidente melhor. com as vossas histórias e o vosso apoio eu voltarei para a casa branca mais inspirado e enérgico do que nunca»

«esta noite vocês escolheram acção e não a política habitual. elegeram-nos para nos focarmos nos vossos trabalhos não nos nossos»

«nos próximos dias e meses espero conseguir trabalhar com líderes dos dois partidos para enfrentar os desafios que apenas juntos poderemos resolver: reduzir o défice, reformar o sistema fiscal, resolver o problema da imigração, libertar-nos do petróleo importado, temos muita coisa para fazer»

06h30 parece que o washington post fechou a edição sem o discurso do vencedor.

06h11: pela primeira vez, ao fim de meio ano de campanha, a obamania de 2008 parece ressuscitada nas imagens que chegam de chicago, nova iorque, washington ou mesmo do quénia. 

05h55 o discurso de mitt romney: «acabei de ligar ao presidente obama para felicitá-lo pela sua vitória. rezo para que o presidente seja bem sucedido».

«também quero agradecer à anne, o amor da minha vida. ela tinha dado uma grande primeira dama».

«não acredito que alguma vez tenha existido este empenho no nosso partido»

«espero que democratas e republicanos, a todos os níveis, sejam capazes de colocar as pessoas à frente da política. eu acredito na américa e no povo da américa».

«gostava, gostava muito, de ter conseguido corresponder à vossa esperança de levar o país para outra direcção, mas a nação escolheu outro líder. eu e a anne pedimos-vos para que rezem connosco, por ele e por esta grande nação. muito obrigado.». 

05h51 as televisões garantem que o telefonema da concessão já foi feito. cnn diz que romney falará em minutos.

05h45 o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado por referendo em maryland. 

05h41  nova vitória azul. os 13 delegados da virgínia também vão representar obama num colégio eleitoral que já vai com 303 representantes democratas.

05h38  @daviddinis “four more years” é o grito de vitória à frente da casa branca.

05h26 @daviddinis pergunta: quem substitui clinton? kerry é a aposta nos meios diplomáticos de dc

05h24 @daviddinis nas ruas de wash. vêem-se sobretudo jovens. muitas centenas.

05h22 com o colorado a cair também para obama, que já leva 290 delegados nas projecções, será que romney desiste? 

05h07 @daviddinisna fox news já começou o jogo das culpas. que romney era soft. a seguir vem o fiscal cliff. hard game. 

05h02 na cnn já se questiona se perante a resistência de romney, obama não quebrará a tradição ao falar primeiro. a multidão quer discursos e já passa da meia-noite na costa leste.

04h34 @daviddinis@wsj: breaking: obama thanks supporters on twitter; ‘we’re all in this together. that’s how we campaigned,’ ap says.

04h33 a fox informa que os republicanos ainda esperam por mais resultados oficiais antes de dar o ohio como perdido. o discurso não parece para breve.

04h29 quanto tempo levará romney a reconhecer a derrota? os europeus querem ir para a cama!

04h29 mais de 95% dos eleitores da florida animaram a noite, até que o infalível ohio apareceu. já ninguém quer saber o que decidirão os 5% finais. ainda assim: obama tem mais 55 mil votos por lá.

04h22 no momento em que a reeleição se torna irreversível e os apoiantes de obama largam o champanhe, mitt romney segue com mais um milhão de votos a nível nacional.

04h19 cnn declara obama reeleito após vitória no ohio

04h18 nbc declara obama reeleito

04h16 sem wisconsin, new hampshire, michigan, pensilvânia e iowa – tudo estados-chave já assegurados por obama -, romney já corre o risco de perder mesmo vencendo na florida e ohio. a festa é cada vez mais azul.

04h10 iowa para obama (cnn). a festa democrata começa em chicago.

04h08 @pedroalvesguerr«breaking: apple maps projecting barack obama to win brazil» é uma das piadas do momento no twitter.

04h07 @daviddinisfontes bem colocadas 🙂 dizem-me que os republicanos ainda não se renderam. mas a florida e o ohio parecem-me negras

04h05 na florida, quando faltam apurar 12% dos escrutínios, os dois candidatos estão separados por 16 mil votos, com vantagem para o democrata. se a vantagem se confirmar, romney não poderá adiar muito mais o discurso da derrota. em caso de vitória republicana, as atenções passarão todas para o ohio.

04h00 califórnia (55), havai (4) e washington (12) para obama (cnn). romney vence no idaho e no montana.

03h43 arizona para romney (cbs)

03h32 o massachusetts aprovou a legalização da marijuana para fins médicos. o oklahoma baniu todos os programas de discriminação positiva. são resultados de dois dos vários referendos estaduais que se realizam ao mesmo tempo que as presidenciais.

03h30 com vitórias no ohio e missouri, os democratas garantem matematicamente a manutenção da maioria no senado. e de chicago já chegam imagens de festa dos apoiantes de barack obama.

03h28 novo méxico para obama (bbc)

03h22 @daviddinisos conselheiros de romney já admitem que vai ser difícil ganhar (cnn).

03h15 a democrata claire mccaskill derrota o republicano todd akin na corrida ao senado pelo missouri. akin, recorde-se, desencadeou um dos escândalos da campanha ao defender a teoria de que não existem verdadeira gravidezes resultantes de violação, justificando assim a sua oposição ao aborto mesmo após um crime sexual.

03h04 @daviddinisa vitória de obama na florida, se confirmada, acaba com a corrida. mais o iowa. ficam poucas dúvidas, não acham?

03h00 utah, bastião mórmon, para romney (cnn). e também o montana, prevê a abc.

02h59 @daviddinisdizem-me que vamos ter quatro luso-americanos no congresso, mais um do que hoje. eram dois democratas. devem passar a três republicanos.

02h57 new hampshire e minesota para obama (nbc)

02h55 o republicano john boehner, que já garantiu a manutenção do cargo de speaker do congresso, foi a primeira alta figura do gop a falar: «apresentámos soluções e o povo norte-americano provou querer soluções ao renovar a nossa maioria na câmara dos representantes».

02h51 democratas continuam em minoria no congresso mas podem alargar a maioria no senado esta noite. elizabeth warren derrotou mesmo scott brown no massachusetts e joe donnolly desalojou richard mourdock no indiana.

02h42 obama vence no wisconsin (fox news, nbc)

02h29 @daviddinisouvido num táxi: no halloween, obama vendeu mais máscaras.

02h27 na cnn, defende-se que a igualdade de números neste momento na florida pode representar uma boa notícia para obama, pois os cerca de 20% de votos que falta apurar são em centros urbanos, onde o pouco que já se contou dá larga vantagem aos democratas.

02h23 casas de apostas online já apontam para uma probabilidade de 90% de obama ser reeleito.

02h22 obama vence na pensilvânia, prevê a cbs e a nbc. são mais 20 votos.

02h18 romney lidera por 1.200 votos na florida, com 76% dos votos contados. o equilíbrio pode exigir nova recontagem, como em 2000, mas por este andar obama pode chegar aos 270 delegados eleitorais sem saber se ganhou na florida.o elevado número de idosos que se mudou em anos recentes para aquele estado pode beneficiar o candidato republicano, observa a slate.

02h07 partido republicano mantém o controlo do congresso, prevê a cnn. más notícias para os democratas, ainda que esperadas. obama, se for reeleito, continuará a deparar-se com a oposição do órgão legislador.

02h05 o michigan é o primeiro estado equilibrado onde as projecções arriscam um vencedor. e com esta vitória de obama os republicanos precisam cada vez mais do ohio. e o arizona, antes dado como certo para romney, está too close to call.

02h00 romney: kansas (6 votos), luisiana (8), nebrasca (3/5), dacota do norte (3), dacota do sul (3), texas (38), wyoming (3), mississippi (6). obama: michigan (16), nova iorque (29) e, como esperado, nova jérsia (14), indica a cnn.

01h45 @daviddinisisto é só uma pista: o facto de ainda se estar a votar a oeste pode estar a moderar as televisões americanas. deixem fechar a califórnia.

01h35 nova jérsia no cesto de obama, prevê a abc e a bloomberg.

01h34 @daviddinisromney ganha dois estados – sem surpresa. palmas? só de um republicano. enganou-se no bar 🙂

01h30 nuno escobar de lima o «caminho difícil de romney» tem de incluir virgínia, florida e ohio. aqui e do outro lado do atlântico acredita-se que só um milagre salvará romney em caso de derrota num destes três estados.

01h22 romney vence no tennessee, arkansas, alabama e mississippi (cbs/cnn/nbc)

01h16 @daviddinisromney, no avião, diz que nenhuma campanha se faz sem erros. talvez o discurso de derrota esteja feito também, afinal.

01h14 romney vence geórgia (cnn), mais 16 votos para o republicano.

01h11 @daviddinis oito estados para obama. todos previsíveis. mas os gritos sucedem-se no front page. os principais desta hora ainda estão por definir.

01h07 nuno escobar de lima o embaixador allan katz diz-nos que acredita que irá conseguir deitar-se sabendo quem será o seu próximo presidente: «daqui a uma hora veremos».

o diplomata diz que o «caminho é muito difícil para o governador romney». ao mesmo tempo ouvem-se os primeiros festejos perante a chuva de delegados que as últimas projecções atribuem a obama.

«não sei, mas espero que sim», afirma o diplomata norte-americano em lisboa quando questionado sobre se o vencedor terá mais voto popular para além de mais delegados eleitorais.

01h01 cnn prevê vitória de romney no oklahoma. vários estados ‘too close to call’.

01h00 cnn prevê vitória de obama no connecticut (7), delaware (3), washington dc (3), illinois (20), massachusetts (11), maryland (10), maine (3/4), rhode island (4).

00h53 nuno escobar de lima obama leva 130 mil votos de avanço na florida. romney não irá a lado nenhum sem estes 29 delegados ao colégio eleitoral.

00h50 onde vai ser a festa da vitória? se obama for reeleito, voltará a ser em chicago. se romney vencer, boston será o centro das atenções. e diz o boston globe que os hotéis da cidade estão a 90% e que um número invulgar de jactos privados aterraram no respectivo aeroporto nas últimas horas, o que diz qualquer coisa sobre os apoiantes do republicano.

00h46 nuno escobar de lima a enchente já lá vai na festa da embaixada dos eua no hard rock café. o fecho das urnas no ohio deu o mote para a debandada, mesmo entre os norte-americanos, que a julgar pela sondagem interna devem ir aliviados após as primeiras projecções para aquele estado.

00h44 @daviddinis front page bar, em duppond circle, dc. cheio. democratas em maioria. todas as tvs, em cada sala, ligadas na cnn. forget fox, forget msnbc.

00h42 é importante colocar em contexto a vantagem actual de mitt romney. os primeiros estados a cair no cesto do republicano encontram-se tradicionalmente à direita e contam com um número relativamente reduzido de votos que permite um apuramento célere dos resultados. mas valem pouco no colégio eleitoral. verdadeiramente importante nas próximas horas será o resultado na virgínia, no ohio e na florida. 

00h41 mitt romney vence na carolina do sul, prevê a cnn. 9 votos eleitorais.

00h37 nuno escobar de lima no piso de baixo do hard rock café, uma maioria norte-americana mostra-se mais atenta, principalmente ao que se diz sobre o ohio. ribeiro e castro está nesse grupo.

00h36 nuno escobar de lima a cnn já mostra gente nas ruas de chicago, confiante que festejará a vitória de obama. mas está a anos de luz da enchente de 2008.

00h34 @daviddinis ohio, polls. obama à frente três pontos. no bar há gritos de festejo.

00h33 sondagem à boca da urna: empate na carolina do norte (49/49), ligeira vantagem para obama no ohio (51/48) (cnn)

00h30 romney vence na virgínia ocidental (5). too close to call na carolina do norte e no ohio (projecção cnn)

00h25 nbc prevê vitória para romney no indiana. são mais 11 votos para o republicano no colégio eleitoral.

00h23 @pedroalvesguerr pouco mais que 700 votos separavam obama de romney depois de contados 450.000 na florida. vai ser uma noite longa.

00h19 nuno escobar de lima a festa no hard rock café continua indiferente às primeiras projecções, talvez devido à previsível incapacidade das sondagens em antecipar vencedores em estados-chave como a virgínia.

00h12 nuno escobar de lima no hard rock cafe de lisboa, os convidados do embaixador norte-americano allan katz dão uma larga maioria ao presidente: apenas 25 votos para romney entre mais de 150 participações.

00h10 @daviddinis parece que há uma festa preparada para a vitória de obama, aqui em dc. custa 20 dólares! não sei se o romney é mais caro ou mais barato.

00h07 uma olhada no mapa eleitoral do google pode sugerir que o indiana está prestes a cair no cesto de romney, há que contar com centros urbanos tendencialmente pró-democratas como gary (uma das cidades mais negras dos eua) e indianápolis.

00h01 @daviddinis virgínia, exit pools. cnn não faz previsão. too close to call

00h00 obama vence no vermont (3 votos eleitorais), romney vence no kentucky (8 votos). projecção cnn.

23h50: dez minutos para o fecho das urnas em delaware, washington dc, florida, geórgia, kentucky, vermont, virgínia, indiana e carolina do sul. e dez minutos para as primeiras projecções.

23h46: @pedroalvesguerr: porque o humor tem um lugar especial na política norte-americana, o comediante negro chris rock apela ao voto do eleitorado branco em obama porque… obama é afinal mais branco que romney. dúvidas? este vídeo apresenta alguns argumentos de peso.

22h35: o google disponibiliza um mapa interactivo com o apuramento dos resultados em tempo real.

22h25: @daviddinis: o responsável pelas eleições no ohio disse à cnn esperar ter resultados à meia noite de hoje. cinco da manhã em lisboa. hora a reter.

22h20: obama é o candidato favorito dos fãs da página do sol no facebook. a esta hora, uma pequena sondagem soma 277 votos no democrata e apenas 23 em romney. e há 11 pessoas que votariam num terceiro candidato. pode continuar a responder à pergunta aqui.

22h14: @pedroalvesguerr: quando votar é um caso de vida ou morte. para além do idoso que ‘ressuscitou’ em detroit, há o caso de uma grávida que entrou em trabalho de parto na assembleia de voto.

23h11: @daviddinis: parece que o obama teve um apoio especial (cnn, sol)

23h09: outros dados da sondagem da cnn: as mães preferem obama a romney, os pais votam no republicano e há uma divisão ideológica muito marcada entre o campo republicano e a cidade democrata.

23h05: números pouco significativos e ainda menos surpreendentes começam a surgir em condados rurais no ‘red state’ republicano do kentucky: vantagem clara para romney. daqui a 55 minutos vamos ter uma noção mais exacta das primeiras tendências quando fecharem as urnas no delaware, washington dc, parte da florida, carolina do sul, virgínia, vermont, geórgia e no resto do kentucky e do indiana.

23h00: encerram as primeiras urnas em alguns condados do indiana e do kentucky. resultados parciais em breve.

22h57: @pedroalvesguerr 62% dos apoiantes de obama nunca foram à missa, contra 34% dos apoiantes de romney(cnn)

22h53: do texas a nova jérsia chegam relatos de mesas de voto a adiar o encerramento devido a falhas técnicas, no primeiro, e aos constrangimentos provocados pelo sandy no estado em que o governador chris christie permitiu votar por email.

22h51: @daviddinis: primeiros dados, sondagem cnn. 60% diz que a economia é o mais importante. romney é o mais apto para 51%, obama 47%. mais um empate 🙂

22h41: @daviddinis: 25 condados-chave para acompanhar esta noite segundo o politico.com

22h40: @daviddinis: enquanto não saem as primeiras sondagens, um guia para saber o que está em causa no politico.com

22h38: @pedroalvesguerr: privilégios de um presidente: obama pôde contar com scottie pippen (ex-chicago bulls) no jogo referido pelo nuno. assim é fácil ganhar.

22h31: nuno escobar de lima: as urnas ainda não começaram a fechar e obama já obteve a primeira vitória. tal como há quatro anos, o presidente espantou a ansiedade com um jogo de basquetebol e os primeiros relatos dão conta de uma vitória por «cerca de vinte» pontos.

22h28: @daviddinis: nas tv’s. a msnbc ainda faz campanha contra romney. a fox news faz o mesmo, contra obama. ninguém desistiu.

22h18: @daviddinis: em washington, as ruas ficam subitamente vazias. todos em casa, ou nos bares, para ver as eleições.

22h10: não são apenas eleições presidenciais. os norte-americanos votam hoje para 435 lugares do congresso (câmara baixa do parlamento), 33 assentos no senado, o governo de 11 estados e aproveitam ainda para referendar 174 questões em 38 estados: oregon, washington e colorado perguntam aos seus eleitores se devem legalizar a marijuana, quatro estados discutem o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a califórnia referenda a abolição da pena de morte. temas polémicos como a interrupção voluntária da gravidez (montana e florida) e o suicídio medicamente assistido (massachusetts) juntam-se a referendos sobre questões mais ou menos prosaicas como a aposta em energias renováveis (michigan) ou o uso de flúor na água da torneira (kansas).

22h00:este vídeo de uma urna de voto electrónica que altera um voto em obama para um voto em romney tornou-se viral e já motivou uma intervenção das autoridades eleitorais da pensilvânia, como referimos há alguns momentos. trata-se de uma falha técnica isolada.

21h57: longas filas são um cenário que se repete em vários pontos dos estados unidos. na virgínia, espera-se até quatro horas para votar no condado de prince william, afirma o correspondente da cbs mark knoller.

21h39: em que candidato votaria se fosse um eleitor norte-americano? barack obama? mitt romney? abrimos uma sondagem sem qualquer carácter científico na página do sol no facebook. mais tarde, vamos conferir os resultados.

21h32: como e porque é que o vencedor das presidenciais é determinado através do número de ‘votos eleitorais’ e não do número de votos totais? tentamos explicar essas e outras questões sobre o sistema eleitoral norte-americano neste artigo.

21h14: um episódio caricato chega-nos de detroit, no michigan. um idoso colapsou em plena assembleia de voto e esteve sem batimento cardíaco durante alguns momentos até ser reanimado por um enfermeiro. após recuperar a consciência, a primeira pergunta que dirigiu às pessoas em redor foi: «cheguei a votar?». não tinha, e os paramédicos que entretanto chegaram ao local não conseguiram transportar o paciente para o hospital sem o deixarem votar primeiro.

21h07:como está a decorrer a votação? de uma forma geral, bem. mas já há notícias de alguns incidentes isolados. na pensilvânia e no colorado, as autoridades tiveram de reiniciar algumas urnas de voto electrónico devido a falhas técnicas. no decisivo ohio, o partido verde entrou com uma acção judicial depois de ter detectado supostos indícios de fraude, mas a justiça estadual rejeitou imediatamente a queixa, considerando-a desprovida de fundamento.

21h00: quando é que vamos conhecer os primeiros resultados da noite? às 23h, hora de lisboa, fecham as urnas em alguns condados do kentucky e do indiana. mas é às 00h que vamos ter as primeiras projecções com o encerramento de todas as assembleias de voto no delaware, washington dc, florida, geórgia, vermont, virgínia e carolina do sul. cerca das 00h30 podemos ter as primeiras projecções de vitória no decisivo estado do ohio.

20h59: boa noite. acompanhamos a partir deste momento a jornada eleitoral norte-americana com os contributos do editor de política do sol david dinis, em washington, e dos jornalistas nuno escobar de lima e pedro guerreiro em lisboa. durante as próximas horas, iremos actualizar as últimas informações sobre o encerramento das urnas nos estados unidos e o apuramento dos votos.