Praia de Vila do Conde interdita a banhos após descarga de águas residuais

A praia de Mindelo Sul, no concelho de Vila do Conde, Porto, está temporariamente interdita a banhos, depois de uma descarga de águas residuais e pluviais no local.

De acordo com a Câmara Municipal de Vila do Conde, a descarga aconteceu devido a uma "anomalia acidental na estação elevatória de Mindelo", que foi provocada pela "forte intempérie sentida na madrugada desta quarta-feira".

"Registou-se um episódio de poluição junto à praia do Pinhal dos Elétricos, em face do anormalmente elevado nível de água que entrou na rede da estação, e que provocou uma descarga de águas residuais/pluviais na praia de Mindelo Sul", explicou a autarquia em comunicado.

A câmara lembra que "apesar de se tratar de uma situação da responsabilidade da Águas do Norte, foram desenvolvidas imediatas diligências para a limpeza do areal", adiantando que no terreno estão vários elementos da Câmara Municipal de Vila do Conde a monitorizar a situação, bem como elementos das Águas do Norte, Polícia Marítima e Agência Portuguesa do Ambiente.

A interdição a banhos foi aconselhada pela Agência Portuguesa do Ambiente e, de acordo com a Câmara de Vila do Conde, esta durará "até que se restabeleça, em função de análises efetuadas, a confirmação da boa qualidade da água para a prática balnear".

Em função do sucedido, foi retirada, temporariamente, a Bandeira Azul desta praia.