Apple já pode comprar a Shazam

A operação entre os dois nomes grandes do streaming musical levantou preocupações quanto à possível existência de um monopólio no setor

A Apple já tem autorização para avançar com a compra da Shazam. A Comissão Europeia aprovou hoje a compra considerando que a operação não tem qualquer efeito adverso na concorrência dentro do espaço económico europeu.

“Depois de analisar minuciosamente os dados musicais e dos utilizadores do Shazam, consideramos que a aquisição pela Apple não diminuirá a concorrência no mercado da música ‘online” afirma em comunicado a Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

O “ok” acontece depois de uma investigação da Comissão Europeia à operação em causa, com um valor de cerca de quase 345 milhões de euros.

No entanto, alerta para a necessidade de “analisar cuidadosamente as transações que levam à aquisição de importantes quantidades de dados, incluindo os que são potencialmente sensíveis a nível comercial” devido à importância crucial dos dados pessoais.

A Shazam é uma aplicação britânica que permite identificar canções, letras e artistas através do som da música.