“A maior ameaça para a nossa democracia não é Donald Trump: é a indiferença”, afirma Obama

Este é o primeiro discurso em que Obama referiu Trump, sem rodeios

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama deixou, esta sexta-feira, uma crítica a Donald Trump e aos republicanos que têm demonstrado indiferença perante algumas declarações do atual presidente dos EUA. Com este discurso, Obama tinha como objetivo levar mais pessoas às urnas nas legislativas de novembro.

“O que aconteceu com o Partido Republicano?", questionou Barack Obama na sua primeira intervenção pré-campanha eleitoral, onde referiu Trump pela primeira vez, sem rodeios: "A maior ameaça para a nossa democracia não é Donald Trump : é a indiferença, o cinismo", criticou.

"Nesta escuridão política vejo um despertar de cidadãos em todo o país", afirmou o ex-presidente. Obama afirmou que "o que está em jogo" nas legislativas de novembro "é muito maior" do que as rivalidades políticas dos EUA.

"Quando há um vazio na nossa democracia, quando não votamos, quando damos por adquiridos direitos e liberdades fundamentais, outras vozes preenchem o vazio. A política do medo e do ressentimento tomam lugar", sublinhou.