Rio apela ao Ministério Público para fazer a “acusação correta” no caso de Tancos

O líder do PSD diz que o “país tem de exigir” respostas e apela ao MP para que “faça rapidamente a investigação e diga o que se passou”

Rio apela ao Ministério Público para fazer a “acusação correta” no caso de Tancos

Rui Rio quer que o Ministério Público faça a “acusação correta” no caso de Tancos. O presidente do PSD acusou ainda o governo de ser “incapaz de dar mais respostas” sobre o caso do roubo do material.

Para Rio, este caso é um “exemplo da degradação dos serviços públicos” e a responsabilidade é do governo, disse o líder social-democrata no discurso de encerramento da Universidade de Verão do partido.

“Politicamente está provado que o Governo foi incapaz e não tem respostas para dar, é incapaz nesta matéria, ponto final parágrafo. Podemos e devemos continuar a perguntar, mas eles não vão responder porque não sabem mesmo”, disse o ex-autarca. Com base nisso, Rio defendeu que “o país tem de exigir” que haja uma resposta ao nível judicial, deixando o apelo ao Ministério Público para que “faça rapidamente a investigação e diga o que se passou”.

Para o líder social-democrata, " há coisas muito mais complicadas de investigar do que isto e já vai para lá do tempo”. “Eu não disse tudo o que sei. Não há meio de vir a público a acusação correta, que deve ser feita para que o país saiba da irresponsabilidade política, para responsabilizar quem verdadeiramente fez o que fez e quem está por trás de tudo isso", reforçou.

Rui Rio utilizou da ironia para descrever o que no ano passado se passou nos paióis de Tancos: "Afinal, em Portugal consegue-se roubar material militar da mesma forma que se consegue entrar num jardim para roubar umas galinhas". Para o líder do PSD chegou mesmo a citar uma frase de um episódio humorístico de Raul Solnado dizendo que “os gatunos chegaram à guerra e estava fechada, aproveitaram para levar o que levaram”.