Brasil. Com Lula fora da corrida, PT tem de apresentar candidato até ao fim do dia

O Tribunal Superior Eleitoral recusou o pedido do PT para alargar o período de apresentação de um novo candidato

Depois da candidatura de Lula da Silva ter sido rejeitada em último recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai ter mesmo de apresentar um novo candidato às presidenciais. E o prazo termina esta terça-feira.

Este domingo foi negado um recurso do partido onde era pedido mais tempo para substituir Lula da Silva. Segundo Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, “não se justifica” alterar a decisão tomada pelo tribunal em que grande maioria vetou a candidaturas de Lula e que pediu para apresentar o novo candidato até 11 de setembro.

Assim, se o PT não apresentar um candidato esta segunda-feira, fica fora da corrida às presidenciais, marcadas para dia 7 de outubro.

Lula da Silva foi impedido de concorrer às eleições brasileiras por ter sido condenado em segunda instância a uma pena de prisão efetiva de 12 anos por corrupção. Desde o início que o PT garantiu insistir na candidaturas de Lula “até às últimas consequências”. No entanto o nome do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, esteve sempre em segundo lugar caso Lula não pudesse ser cabeça de lista.