UEFA. Terceira prova europeia arranca em 2021

A entrada em cena da nova competição vai aumentar para 96 o número de equipas a disputar jogos europeus

A UEFA vai criar uma terceira competição europeia, que deverá arrancar a partir de 2021. A intenção foi anunciada pelo presidente da ECA (Associação Europeia de Clubes), o italiano Andrea Agnelli, que por ocupar esse cargo integra automaticamente o comité executivo da UEFA e o comité de competições do mesmo organismo.

A oficialização da nova prova ainda está "pendente da aprovação do comité executivo da UEFA", mas tal é visto como uma mera formalidade, pelo que este é um cenário já encarado como real a partir da época 2021/22. Na assembleia-geral da ECA que vai decorrendo na Croácia, e mesmo sem desvendar grandes pormenores – como os moldes da prova e também o nome -, Agnelli explicou ainda que o número de clubes na Liga Europa irá cair de 48 para 32 equipas, exatamente o mesmo que disputa a Liga dos Campeões e que irá competir na nova prova. No total, 96 clubes competirão nas provas europeias a partir de 2021/22.

Este será um "regresso ao passado" por parte da UEFA, que em 1999 extinguiu a Taça das Taças, competição disputada pelos vencedores da taça de cada país – é, por exemplo, a única prova europeia conquistada pelo Sporting, em 1963/64. Depois da final de 98/99, com a Lazio a bater o Maiorca (2-1), a Taça das Taças desapareceu e os vencedores das taças nacionais passaram a competir na Taça UEFA, entretanto denominada Liga Europa. Agora, a UEFA decidiu voltar a ter três provas sob a sua alçada.