China e Portugal estreitam relações através da televisão e do cinema

É a primeira vez que Portugal e a China colaboram no campo da cultura cinematográfica e televisiva.

 A Administração Estatal de Rádio e Televisão da China e a Embaixada da China em Portugal realizaram em Lisboa a Cerimónia de transmissão da “Imagem da China” e o lançamento oficial da série chinesa “Pena voa sobre o céu”. Um conjunto de obras chinesas de cinema e televisão traduzidas para português começarão a ser transmitidas brevemente, com o objetivo de apresentar a China autêntica ao público estrangeiro.

Nie Chenxi, o diretor da Administração Estatal de Rádio e Televisão da China, manifestou a esperança de que, através do evento de transmissão da “Imagem da China”, se construa um entendimento mais profundo entre a China e Portugal, se melhore a ponte de confiança mútua e se tragam maiores contribuições para o aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países. Revelou também que aguarda com expectativa a cooperação entre os meios de comunicação chineses e portugueses.

Já o Embaixador da China em Portugal, Cai Run, disse que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal, há quase 40 anos, as duas partes sempre se respeitaram, entenderam e demonstraram apoio e confiança mútuas, tornando-se assim num modelo de aprendizagem e cooperação não apenas entre a China e a Europa, mas também entre o Oriente e o Ocidente. O diplomata acredita que a troca de obras cinematográficas e televisivas entre os dois países aprofundará o contacto entre os povos, e consolidará o pilar da opinião pública das relações bilaterais.

Também António Gameiro, membro do Grupo Parlamentar Amizade Portugal-China, vê a iniciativa com bons olhos. Na cerimónia, Gameiro notou que, numa altura em que aumentam os intercâmbios multilaterais entre Portugal e China nas áreas da política, economia, diplomacia e cultura, faltava estender essas trocas ao campo da cultura cinematográfica e televisiva.

O evento de transmissão “Imagem da China” é uma nova atividade de transmissão diplomática, desenhada pela Administração Estatal da Rádio e Televisão da China, que permite usufruir das plataformas e eventos ao seu alcance, para que em missão diplomática externa se possam criar alianças, selecionar produções de qualidade para serem transmitidas globalmente e desenvolver atividades de promoção.