Afinal, o exercício físico é mesmo importante para o rendimento escolar

Ciência comprova

Parece que fazer exercício físico ajuda mesmo no rendimento escolar: Mais memória, mais flexibilidade cognitiva e maior capacidade de atenção. São estes os fatores que levam os especialistas a recomendar a adoção de comportamentos saudáveis o mais cedo possível e, tendo em conta que o novo ano escolar está mesmo aí à porta, é agora a melhor altura para se pensar nisso.

“Já tínhamos documentado que quem tem melhor capacidade aeróbia (ou seja, o potencial que temos de produzir energia corporal por meio do oxigénio) tende a ter melhor rendimento escolar. Agora, através da imagiologia, é possível comprovar que, com o exercício físico, há uma tendência para aumentar o número de neurónios e as ligações das sinapses, que são essenciais no desempenho do cérebro e, portanto, na aprendizagem”, afirma o Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade de Motricidade Humana e coordenador do 9º Simpósio European Youth Heart Study, Luís Bettencourt Sardinha. O evento decorre até sábado, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Além deste assunto, a conferência aborda também questões relacionadas com o sedentarismo, a alimentação e os fundamentos epidemiológicos e fisiológicos, associados à atividade e aptidão física.