O misterioso desaparecimento da ‘atriz mais famosa da China’

A estrela chinesa está desaparecida há três meses, altura em que foi acusada de fugir aos impostos. Os meios de comunicação chineses avançam que Fan Bingbing foi detida pelos autoridades chinesas por evasão fiscal. Mas não foi feita nenhuma declaração oficial nem há qualquer acusação criminal contra a atriz. 

O misterioso desaparecimento da ‘atriz mais famosa da China’

A última vez que se teve notícias da atriz chinesa Fan Bingbing foi em junho, quando publicou nas redes sociais imagens da visita que fez a um hospital pediátrico no Tibete. Desde então que ninguém sabe onde está aquela que é considerada «a atriz mais famosa da China». Os órgãos de comunicação chineses avançam com a possibilidade de Bingbing estar detida por evasão fiscal, um crime que o Partido Comunista chinês não tem perdoado. Para uns, o objetivo das autoridades do país é que a detenção da atriz sirva de exemplo. Mas, para outros, o caso é apenas para esconder os esquemas de corrupção do próprio Governo.

A estrela de 36 anos – que ganhou fama internacional ao entrar em filmes como A Dinastia da Espada, Homem de Ferro 3 e na saga X-Men e ao participar em campanhas publicitárias para a Cartier e a Louis Vuitton –, costumava ser uma presença assídua em eventos mediáticos. Misteriosamente, não é fotografada em público desde maio, quando posou na passadeira vermelha do Festival de Cannes e foi apresentada como uma das atrizes do novo filme 355, ao lado de nomes como Marion Cotillard, Jessica Chastain, Lupita Nyong’o e Penélope Cruz. 
A atriz era também uma utilizadora fiel das redes sociais – só no Weibo (a rede social chinesa equivalente ao Twitter) tem 62 milhões de seguidores – e fazia publicações regularmente, mas há três meses que não partilha nada.

‘Contrato yang-yang’

No dia 6 de setembro, o jornal estatal Securities Daily publicou um artigo onde referia que Fan Bingbing estava «sob custódia estatal e prestes a receber um julgamento legal». Contudo, o artigo foi apagado entretanto. E a verdade é que não há nenhuma acusação criminal contra ela.

Os alegados problemas judiciais da estrela chinesa começaram em maio, quando surgiram nas redes sociais o que se dizia serem cópias de um contrato de um filme que Bingbing assinou para uma produção chinesa. 

Segundo o tabloide Global Times, a atriz terá assinado dois contratos para o mesmo filme: num estava escrito que recebia 10 milhões de yuan (cerca de 1,2 milhões de euros) e no outro o valor indicado era 50 milhões de yuan (6,2 milhões de euros). Na China, chamam-lhes «contratos yang-yang». A forma de evasão fiscal tem como objetivo que o primeiro contrato, de menor valor, seja o comunicado às autoridades fiscais e que o outro passe despercebido e fique livre de impostos.

Coincidência ou não, o desaparecimento de Fan Bingbing ocorreu pouco depois de ter sido acusada pelo apresentador de televisão chinês Cui Yongyuan de fugir aos impostos. Em junho, Yongyuan admitiu que foi o responsável pela publicação das cópias dos contratos e pediu desculpa a Bingbing. De acordo com a CNN, no mesmo mês, a Administração Tributária da China ordenou uma investigação à indústria cinematográfica do país.

O Caso do artista Weiwei

As autoridades chinesas ainda não se pronunciaram sobre o desaparecimento de Fan Bingbing e, portanto, tudo não passa de suspeitas. Contudo, é sabido que, na China, as celebridades devem manter um «perfil público inofensivo», como descreve a CNN, para que caiam nas boas graças do Governo. Quem não o faz pode ser ‘castigado’ pelo Estado. O caso do artista chinês Weiwei é a prova disso. O pintor esteve desaparecido durante três meses e soube-se, mais tarde, que tinha sido detido e entretanto libertado, depois de assinar uma confissão relacionada com crimes de evasão fiscal. Será que aconteceu o mesmo a Fan Bingbing? Tudo aponta para isso.

Jonathan Landreth, antigo editor na Ásia da revista Hollywood Reporter, disse, em declarações à CNN, que é possível que o Partido Comunista Chinês queira colocar os holofotes nos casos de evasão fiscal relacionados com figuras públicas para desviar atenções dos esquemas de corrupção do próprio Governo. 

Já o analista australiano Fergus Ryan, que também falou à CNN, tem uma explicação mais simples para o desaparecimento de Fan Bingbing: «Ela possivelmente fez algo de errado. As evidências eram públicas e isso fez com que as autoridades se vissem obrigadas a agir».

Consequências

Fan Bingbing foi nomeada, em 2015, pela revista norte-americana Time como «a atriz mais famosa da China». E em 2017 voltou a ser capa da publicação, sendo apresentada como um exemplo de como «a China está a tentar conquistar Hollywood». Mas o escândalo parece ter afetado gravemente a sua reputação. 

Num inquérito divulgado pela Universidade Normal de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências Sociais, em que as estrelas chinesas foram classificadas segundo a «responsabilidade social», Fan Bingbing ficou em último lugar, com uma pontuação de 0 em 100.

A estrela chinesa foi removida dos cartazes do filme chinês Unbreakable Spirit, protagonizado por Bruce Willis. O lançamento estava originalmente marcado para agosto, mas foi adiado para outubro. Não se sabe se o adiamento está relacionado com o desaparecimento de Bingbing.

Fan tem vários projetos agendados, como o filme The King’s Daughter e o já referido 355. Resta saber se vai conseguir participar.