Governo russo vai fornecer sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria

A Rússia anunciou, esta segunda-feira, que vai fornecer, dentro de duas semanas, um sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria, de forma a permitir que as forças do Governo sírio possam defender-se contra ataques aéreos.

Governo russo vai fornecer sistema com mísseis antiaéreos S-300 à Síria

“As forças armadas sírias receberão dentro de duas semanas um sistema de mísseis antiaéreos S-300 capaz de intercetar ataques aéreos a uma distância superior a 250 quilómetros e simultaneamente atacar vários objetivos”, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em comunicado.

O ministro esclareceu que a decisão foi tomada em represália pelo ataque aéreo israelita, que aconteceu na semana passada, contra instalações sírias. O ataque causou a queda de um avião militar russo que tinha 15 pessoas a bordo.

“Eu quero enfatizar que em 2013 havia suspendido a entrega dos S-300 para a Síria, a pedido do lado israelita. Agora, a situação mudou e a culpa não é nossa”, sublinhou Sergei Shoigu .

No mesmo comunicado, o ministro refere que a Rússia espera que a chegada dos S-300 à Síria “arrefeça as ‘cabeças quentes’ contra ações que ponham em perigo os nossos militares”: “Caso contrário, seremos forçados a reagir de acordo com a situação”, disse o líder russo.

Recorde-se que no domingo o Ministério da Defesa russo culpou Israel pela queda do avião russo Il-20. A queda do avião ocorreu na sequência de tentativas israelitas de bombardear o território de Latakia.