Governo sueco derrubado com moção de censura pela primeira vez na história

Stefan Löfven vai agora assumir um executivo interino até que seja constituído um novo governo

Governo sueco derrubado com moção de censura pela primeira vez na história

O primeiro-ministro da Suécia perdeu esta terça-feira uma moção de censura no parlamento. Esta é a primeira vez que um governo é afastado nestas condições na história sueca.

No total, Stefan Löfven conseguiu juntar 204 deputados a favor da sua permanência no cargo, no entanto 349 votaram contra.

Recorde-se que nenhum dos principais blocos políticos conseguiu uma maioria absoluta nas passadas eleições – que decorreram a 9 de setembro. Segundo o jornal “The Local”, o presidente do Parlamento Andreas Norlén irá pedir a outro líder partidário para tentar formar governo. Até lá, Löfven irá liderar um executivo interino durante o período necessário para encontrar um novo primeiro-ministro.

Apenas um assento separa o centro-esquerda – Partido Social-Democrata, Partido Verde e Parido da Esquerda – do centro-direita – Partido Moderado, Partido do Centro, Democratas Cristãos e Liberais. A terceira força política no parlamento são os Democratas Suecos, um partido de extrema-direita que se apresentou anti-imigração. Alguns deputados de direita sugeriram uma cooperação com este partido, no entanto tanto o Partido do Centro como os Liberais ameaçara romper a aliança se tal acontecesse.

Uma outra opção é a aliança da direita encontrar um acordo com os sociais-democratas sobre as grandes questões, incluindo a votação do próximo Orçamento do Estado.