Preço médio do metro quadrado está quase nos 1.200 euros

É o 17.º mês consecutivo em que se regista um aumento dos valores de avaliação

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou esta quinta-feira que, no mês de agosto, o valor do metro quadrado – atribuído pelos bancos para os créditos habitação – atingiram um novo recorde desde 2008. O valor médio de cada metro quadrado chegou aos 1.196 euros.

Este valor representa uma subida de nove euros em relação ao mês anterior. Este indicador tem vindo a subir nos últimos 17 meses. Este valor “representa um aumento de 0,8% relativamente a julho e de 6,6% face ao mesmo mês do ano anterior”, explica o INE. No ano passado, o metro quadrado era avaliado em 1.122 euros, o que significa um aumento de 74 euros face a este ano.

Este novo recorde é acompanhado pelo aumento dos preços da habitação. Nos primeiros três meses do ano, o preço médio de venda das casas aumentou 12%, tendo no segundo trimestre baixado ligeiramente para os 11,2%.

Os apartamentos continuam a representar os preços mais elevados. Em agosto o valor médio de avaliação dos apartamentos estava nos 1.252 euros por metro quadrado, enquanto nas moradias estava nos 1.102 euros por metro quadrado.