Avião embate em roda de trem de aterragem no Porto

O embate não provocou danos no avião que cumpriu a sua viagem com normalidade

Avião embate em roda de trem de aterragem no Porto

Um avião da Ryanair embateu numa roda de trem de aterragem, esta terça-feira, no Aeroporto do Porto. O caso aconteceu às 06h30, durante a descolagem do voo que ligava a Invicta ao aeroporto de Milão-Bérgamo em Itália.

Segundo fontes do setor aeronáutico afirmaram à Lusa, o comandante do Boeing 737-800 reportou à torre de controlo “ter embatido em alguma coisa”, na parte final da corrida da descolagem, quando o aparelho estava já com as rodas no ar.

"A tripulação deste voo do Porto para Milão-Bérgamo reportou a existência de um objeto (pneu de carro) que se encontrava na pista durante a descolagem. A aeronave aterrou no destino dentro da normalidade, tendo sido inspecionada pela equipa de engenharia em Milão e liberada para o voo de regresso", afirma a Ryanair em resposta escrita à Lusa. Não houve quaisquer danos nem no avião da Ryanair nem nos 189 passageiros a bordo.

Foi feita uma inspeção à pista, tendo sido encontrada e recolhida uma roda de trem de aterragem de nariz. Segundo as mesmas fontes, esta roda ter-se-ia soltado durante o transporte de um conjunto de rodas operado pela empresa que opera o aeroporto.

"A ANA Aeroportos de Portugal confirma que ocorreu, dia 25 de setembro, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um incidente no qual foi identificado um objeto na pista. Este incidente, que não teve impacte na operação aeroportuária, foi devidamente escalado e encontram-se a ser apuradas as causas e outros elementos de avaliação do mesmo", respondeu a empresa que gero aeroporto à agência de notícias.

A empresa garante ainda que foi "igualmente reportado às autoridades competentes, nomeadamente ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil] e GPIAAF [Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários] para o processo de investigação devido" e que “vai e proceder às averiguações necessárias sobre as circunstâncias dessa ocorrência e a determinação da origem do referido objeto".