Agente da polícia colaborava com assaltante em Santarém

Polícia ajudava criminoso com quem tinha relação “de amizade ou de interesse mútuo”

O Ministério Público acusou um agente da PSP devido à suspeita de o polícia colaborar com um criminoso.

O polícia colaboraria com um homem "dinamizador de um grupo de delinquentes" que furtava veículos, usando-os mais tarde em assaltos a estabelecimentos comerciais do distrito de Santarém, lê-se num comunicado da Procuradoria da Comarca de Santarém.

Em causa estão crimes de favorecimento pessoal praticado pelo funcionário, um crime de denegação de justiça e prevaricação e dois crimes de falsificação de documento, as ilegalidades terão ocorrido desde 2016 até meados de 2017.

O Ministério Público refere que o agente tinha uma relação "de amizade ou de interesse mútuo" com o homem que organizava o furto dos carros usados para roubar máquinas de tabaco e dinheiro de estabelecimentos comerciais da região.

"O arguido, além de informar o seu comparsa dos passos das investigações policiais, assim permitindo que se eximisse à ação da justiça, elaborou falsos preenchimentos das folhas de apresentações periódicas em posto policial e obtinha, em troca, informações relativas a atividades de outros delinquentes, alguns dos quais veio a deter, ou sobre o paradeiro dos veículos para que a respetiva recuperação traduzisse mérito do arguido", refere o documento.