Criança de seis anos toma conta do pai paralisado, depois da mãe os abandonar | FOTOS

Há dois anos, em 2016, o pai de Jia Jia, uma menina de apenas seis anos, teve um acidente de carro que o deixou paralisado. A mãe decidiu abandoná-los com o filho mais velho.

É uma história que está a comover o mundo e sobretudo uma história que mostra como as situações mais difíceis trazem ao de cima o nosso lado mais forte.

Há dois anos, em 2016, o pai de Jia Jia, uma menina de apenas seis anos, teve um acidente de carro que o deixou paralisado. A mãe decidiu abandoná-los com o filho mais velho e foi a pequena Jia Jia que ficou a cuidar do pai na sua casa na província de Ningxia, na China, esquecendo o facto de, na altura, ter apenas quatro anos.

De acordo com a imprensa chinesa, citada pelo Daily Mail, a menina acorda todos os dias às seis da manhã para massajar os músculos do pai por, pelo menos, uma hora. Jia Jia não se esquece de lhe lavar os dentes e a cara. Tudo isto antes de ir para a escola.

“Eu não me sinto nada cansada por cuidar do meu pai”, afirmou a menina, em declarações ao Yangtzi Evening News.

Tinham passado apenas dois meses desde que Tiang Haicheng havia tido o acidente trágico quando a sua esposa decidiu sair de casa.

“Um dia ela [esposa] disse-me que ia para casa da mãe por uns dias. Mas nunca mais voltou e levou o nosso filho com ela”, revelou Tiang.

Para este pai, a filha é “as suas mãos” e admite que se sente grato por tudo o que a pequena criança faz. A maior dificuldade está em mover-se pela casa ou ajudá-lo a virar na cama, isto porque o seu peso é muito maior do que o de Jia Jia. Para isto, o avô criou uma grua de mobilidade com peças compradas numa loja de ferragens e é assim que a criança ajuda o pai a sair da cama para a cadeira de rodas. Mas esta não é a maior dificuldade para Jia Jia.

“No início que não sabia como fazer a barba do meu pai e cortava-lhe a cara e deixava-o a sangrar. Mas ele dizia que não doía. Agora, eu sou muito boa nessa tarefa”, confessou, acrescentando ainda que não sentes falta da mãe porque esta não “olhou pelo pai”, mas que sente falta do irmão porque eram “muito próximos”.

Tian teve de fazer vários esforços financeiros para pagar a casa e as despesas médicas, depois de ficar sem emprego. De forma a ser ajudado,o homem criou uma conta numa aplicação chamada Kuaishou e começou a transmitir em direto a sua vida para conseguir obter ajuda. 

A coragem de Jia jia, que com apenas quatro anos foi o suporte da família, tocou a todos e hoje é apelidada de ‘pequeno anjo’ e a conta já tem mais de 480.000 seguidores.