Foi descoberto um novo planeta anão no Sistema Solar

The Goblin tem cerca de 300 quilómetros de diâmetro e dempora 40 mil anos a dar a volta ao Sol

Quando um grupo de astrónomos faziam observações para redefinir os limites do sistema solar, um novo planeta anão surgiu no campo de visão dos investigadores. The Goblin é um planeta anão que surgiu quando os astrónomos procuravam o Planeta Nove, um corpo celeste que estará escondido depois de Plutão.

Ao contrário deste novo planeta anão, os astrónomos ainda não conseguiram ver diretamente o Planeta Nove, e acreditam que o corpo celeste está sob a influência gravitacional de um outro objeto também desconhecido para os investigadores.

Este novo planeta anão tem um diâmetro estimado de 300 quilómetros, tem uma superfície gelada e encontra-se numa órbita bastante longa – para dar uma volta ao sol são precisos 40 mil anos.

Depois da descoberta do Sedna e do denominado 2012 VP113, o The Goblin é o mais pequeno planeta encontrado fora do sistema solar. "Só agora estamos a descobrir como pode ser o exterior do sistema solar e o que poderá lá estar", diz Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington, ao Guardian. "Acreditamos que existem milhares de planetas anões longe do sistema solar. Estamos apenas a levantar a ponta do iceberg", reforçou.

A zona onde foram encontrados estes três corpos celestes era identificada como uma zona fira, escura e vazia. No entanto as descobertas recentes apontam para a existência de vários objetos cósmicos.