“Faltam 600 enfermeiros” no SNS para colmatar passagem às 35h

Ordem dos Enfermeiros deixa alerta para “situações graves” motivadas pela carência de profissionais.

“Faltam 600 enfermeiros” no SNS para colmatar passagem às 35h

Em entrevista à agência Lusa, a bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, fez um balanço da passagem de milhares de profissionais das 40 para as 35 horas semanais de serviço – ocorrida há três meses -, e indica que foram contratados 1.100 enfermeiros para fazer face ao novo horário, mas afirma que é preciso mais: "Foram contratados cerca de 1.100 enfermeiros para fazer face às 35 horas. Seriam precisos 1.700, além da carência que já existia. Faltam 600. Esta carência nota-se muito nalguns serviços, que já tinham uma carência que foi agravada pelas 35 horas", disse a bastonária.

Ana Rita Cavaco apela ao Ministério da Saúde e ao Governo para avançarem com uma nova vaga de contratações ainda durante este mês, e relembra que ambos se comprometeram, em julho deste ano, a fazer uma avaliação das necessidades e a reforçar profissionais pela altura do outono.

A bastonário deu ainda exemplos, afirmando que o hospital do Litoral Alentejano é uma das unidades que tem enfrentado problemas com a carência de pessoal de enfermagem e que, de acordo com a Ordem dos Enfermeiros, só na equipa de urgência deste hospital faltam 21 enfermeiros. "Estamos a falar de situações graves. Por exemplo, não se transportam doentes para Lisboa para fazer tratamentos de que precisam na sequência de um AVC e que vão impactar na vida dessas pessoas. Se aquela pessoa não fizer aquele tratamento, o resultado não vai ser o mesmo. Muitas vezes não se transporta esses doentes porque não há enfermeiros. O enfermeiro tem de escolher: ou faz o transporte desse doente ou fica na urgência com o doente que lá tem. Isso não é aceitável", disse à Lusa.

Também o serviço de urgência do hospital S. José, em Lisboa, tem "manifestamente falta de enfermeiros", revelou Ana Rita Cavaco.

O hospital de Gaia é outro "foco de grandes preocupações".