Internacional

Francês que fugiu de helicóptero da prisão já foi apanhado

A fuga à Hollywood não evitou que o apanhassem três meses depois

O homem mais procurado da França Redoine Faid, foi detido na madrugada passada, num apartamento em Créteil, o norte de Paris.

O francês é um admirador confesso de filmes de gangsters, o que se pode comprovar pela fuga de prisão à Hollywood que Redoine Faid protagonizou há três meses, quando um helicóptero pousou no pátio da cadeia, onde estava a cumprir uma pena de 25 anos, por uma tentativa de assalto, em 2010, na qual um polícia morreu.

Faid tinha na sua posse várias armas aquando da sua detenção, mas não ofereceu resistência e a operação terminou sem qualquer ferido. Além do fugitivo, foram também detidas outras seis pessoas, entre elas um irmão do criminoso.

Recorde-se que em julho, desviaram um helicóptero, sequestrando o piloto e obrigando-o a pousar no pátio da prisão, em poucos minutos estavam a afastar-se já com Faid a bordo.

A polícia lançou então uma caça ao homem, fazendo de Redoine Faid o homem mais procurado de França, que só acabou três meses depois.

Aquela não foi sequer a primeira fuga de Faid, que já em 2013 tinha escapado de uma prisão, tendo organizado um esquema mais violento com reféns e explosivos.

Desde então, a polícia lançou uma intensa operação para descobrir o seu paradeiro.

Redoine Faid já havia fugido em 2013. Escapou da prisão de Lille-Séquedin (norte da França), numa operação muito mais violenta, na qual usaram explosivos e houve vários reféns.