Resolvida avaria elétrica no INEM mas houve 20 minutos sem chamadas de emergência

Problema obrigou a plano de contingência durante cinco horas

Resolvida avaria elétrica no INEM mas houve 20 minutos sem chamadas de emergência

A linha 112 esteve 20 minutos sem receber chamadas de emergência médica, devido a uma falha no sistema dos CODU, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

O problema técnico já foi resolvido, mas o plano de contingência teve de ser acionado.

Este plano passa pela transferência de todas as chamadas para telemóveis de reserva atribuídos a cada operador e os registos são feitos à mão.

A avaria, que condicionou a receção das chamadas, ocorreu às 23h20 de quarta-feira, tendo ficado resolvida por volta das 04h00.

“No sentido de poder continuar a garantir o trabalho regular dos CODU, e enquanto a empresa corrige a avaria, o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, solicitando aos centros operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU para utilização neste tipo de situações, garantindo deste modo a continuidade do funcionamento dos CODU", disse em comunicado enviado à Lusa o Instituto Nacional de Emergência Médica.

Sublinhe-se que esta não é a primeira vez que há problemas relacionadas com a linha 112, além da possibilidade de uma pontual avaria eletrica, a falta de operadores condiciona o atendimento dos pedidos de emergência. Em agosto passado, cerca de 170 chamadas ficaram por atender, durante o grande incêndio de Monchique.

{relacionados}