Risco de incêndio elevado em todos os distritos

Só no mês de outubro, foram registados 640 fogos. Proteção Civil alerta para a proibilção de queimadas ao longo dos próximos dias, perante a extensão do período crítico de incêndios até 10 de outubro.

O risco de incêndio mantém-se elevado em todos os distritos até ao próximo dia 10 de outubro, alertou este sábado a Autoridade Nacional de Proteção Civil, que revela ainda que desde o início do mês houve registo de 640 fogos em território nacional.

“Para os próximos dias, podemos esperar condições meteorológicas muito idênticas aquelas que temos vindo a observar desde dia 1, ou seja, um tempo seco, com bastante vento, moderado a forte, com especial incidência nas terras altas”, afirmou o comandante operacional Pedro Nunes aos jornalistas na sede da ANPC, em Carnaxide. “A humidade relativa vai permanecer extremamente baixa, quer no período diurno quer no período noturno.”

Pedro Nunes explicou ainda que, apesar da descida das temperaturas, “o risco de incêndio, a severidade dos combustíveis, a sua disponibilidade para arder, vai prolongar-se, pelo menos até ao próximo dia 10 de outubro”. A baixa humidade relativa e o vento forte serão, segundo informou, causa de preocupação sobretudo nos distritos a norte do Douro e ainda nos de Viseu, Guarda e Castelo Branco.

A ANPC reitera o apelo para que não se realizem assim nos próximos dias as tradicionais queimadas desta altura do ano, que continuam proibidas com esta extensão do período crítico de incêndios. “Por um descuido, podem provocar um incêndio e se o provocarem, com estas condições que estamos a sentir, colocam-se em risco a eles [os cidadãos que as realizarem] e a toda a comunidade rural que os envolve”, afirmou, apelando a que os portugueses “façam jus à máxima ‘tolerância zero ao uso do fogo’.”