Incêndio de grandes proporções em Sintra obriga à evacuação de três localidades

Chamas que deflagraram na Serra de Sintra e rapidamente se alastraram ao concelho de Cascais estão a ser combatidas por mais de 600 bombeiros. Em atualização

Um incêndio de grandes proporções deflagrou pouco depois das 22h30 deste sábado numa zona de mato nas proximidades do Convento da Peninha, em Sintra. O fogo, que de origem desconhecida rapidamente se alastrou ao concelho de Cascais, era por volta das 4h da madrugada combatido por 613 bombeiros, apoiados por 174 veículos. 

Nas primeiras horas as chamas desceram a serra em direção ao mar, mas as rajadas de vento que chegaram a atingir os 100km/h acabaram por conduzi-las em direção a algumas povoações. Entretanto o incêndio dividiu-se em duas frentes de fogo, com a segunda a atingir proporções alarmantes. Neste momento já foram evacuadas três localidades: Biscaia, Figueira do Guincho e Almoinhos Velhos.

Várias habitações foram atingidas na Malveira da Serra, uma das primeiras localidades ameaçadas pelas chamas.

Basílio Horta, presidente da Camara Municipal de Sintra, mostrou-se muito preocupado com a situação: "Isto é uma desgraça, temos de sair daqui. Um vento quase ciclónico, muitíssimo forte. O incêndio está a descer rapidamente pela serra, está a empurrar para o mar, portanto, a chegar a Cascais. Se o vento não mudasse, seria provável que se dirigisse ao mar", disse à SIC Notícias.

O Presidente da Rep ública Marcelo Rebelo de Sousa também se dirigiu ao local, onde se reuniu com Basílio Horta.

Durante a tarde, um outro incêndio tinha tinha deflagrado em Murches, na área do Parque Natural. Entretanto extinto, foi combatido por 99 bombeiros, apoiados por 26 veículos e quatro meios aéreos, e será investigado pela Polícia Judiciária. Foi o terceiro incêndio na zona do Parque Natural em poucos dias.

Ainda este sábado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para o risco elevado de incêndio em todos os distritos do país até ao próximo dia 10 de outubro. 

“Para os próximos dias, podemos esperar condições meteorológicas muito idênticas aquelas que temos vindo a observar desde dia 1, ou seja, um tempo seco, com bastante vento, moderado a forte, com especial incidência nas terras altas", afirmara horas antes o comandante operacional da Proteção Civil, Pedro Nunes, à imprensa. "A humidade relativa vai permanecer extremamente baixa, quer no período diurno quer no período noturno."

Notícia atualizada às 04h26 de domingo