Incêndio em Sintra e Cascais. PJ já está no local

47 pessoas tiveram de ser retiradas de casa

O incêndio de Cascais continua ativo e a preocupar as autoridades. As causas ainda não são conhecidas, mas a Polícia Judiciária já está a acompanhar a situação.

A informação foi confirmada esta manhã, durante uma conferência de imprensa, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, que explicou que a PJ já está no local. Recorde-se que Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, disse ontem que o fogo começou a uma hora “estranha”. No entanto, nenhum dos autarcas quis avançar com possíveis causas do fogo.

As chamas deflagraram às 22h30, na zona do santuário da Peninha. O fogo alastrou-se rapidamente para o concelho de Cascais, descendo até à praia do Guincho, passando a estrada para a zona da Areia e chegando à Charneca.

{relacionados}

Quarenta e sete pessoas foram retiradas de quatro aldeias. Um anexo de uma habiação da zona da Biscaia ardeu ontem à noite e uma viatura ficou destruída. O parque de campismo da Areia também teve de ser evacuado – 300 pessoas tiveram de deixar este espaço. O vento forte tem dificultado os trabalhos.

Segundo o último balanço da Proteção Civil, 18 pessoas ficaram feridas no combate às chamas: um ferido leve civil, nove operacionais assistidos no terreno e oito levados para o hospital com lesões oculares e ferimentos nas pernas.

De acordo com o site da Proteção Civil, no terreno estão 764 operacionais, acompanhados por 226 meios terrestres e sete aéreos.

A zona da Charneca, da Malveira da Serra e do Guincho são as que mais preocupam os bombeiros, explicaram as autoridades esta manhã, em conferência de imprensa.