Governo quer identificar adeptos para evitar violência nos jogos

O secretário de Estado da Juventude e Desporto explica que os clubes vão poder identificar setores onde os adeptos com artefactos ou que queiram estar próximos deles sejam identificados

Governo quer identificar adeptos para evitar violência nos jogos

O governo apresentou uma proposta de lei que pretende diminuir a violência no desporto através de processos mais céleres que podem levar a interdição parcial nos estádios.

A proposta “procura dar condições para que sejam céleres os processos, e, portanto, contrariar alguma morosidade que havia na instrução dos processos e aumenta objetivamente todos os limites mínimos de coimas e sanções”, explica João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD) à Agência Lusa.

Como é que vai funcionar? A proposta pretende obrigar “a que cada clube determine setores onde se vão posicionar todos os adeptos que usem artefactos ou que queiram estar próximos deles, estejam ou não integrador em grupos organizados”.

“Nesse setor, não haverá bilhetes físicos, e todos os bilhetes corresponderam a um cartão de identificação de adepto, o que obrigará a que todas as pessoas que estejam no setor estejam identificadas” e, caso haja algum problema nesse setor, o responsável passa a “ser interditado em eventos futuros”.