INEM nega morte provocada pela tempestade

Eduardo Cabrita vai ainda esta tarde visitar algumas das zonas afetadas pela tempestade

O INEM desmentiu este domingo à tarde o registo de vítimas mortais relacionadas com a passagem da tempestade por Portugal.

Bruno Borges, coordenador da Sala de Situação Nacional do INEM revelou à Lusa que houve de facto duas mortes – uma em Pampilhosa da Serra e uma e Montemor-o-Velho -, mas que nada têm haver com a tempestade.

As duas pessoas, segundo o responsável morrem de doença súbita "aparentemente em paragem cardiorrespiratória" e "sem sinais de trauma".

"Até às 15h55 de hoje o INEM não resgitou nenhum vítima mortal", sublinhou.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna (MAI), vai deslocar-se ainda esta tarde a algumas das zonas afetadas pela tempestade, avança a Sic Notícias. O governante irá visitar Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Soure.

A passagem da tempestade leslie por Portugal provocou 28 feridos e 61 desalojadas, sendo que ainda cerca de 100 mil pessoas ainda estão sem eletricidade.

Foram registadas mais de duas mil ocorrências, especialmente queda de árvores e deslizamento de terras. 

O distrito mais afetado pela tempestade foi Coimbra, onde, segundo o comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Duarte Costa, a tempestade registou um "percurso muito errático", fazendo-se sentir com maior intensidade.