Remodelação? “Quem sabe da vida do convento é quem lá vai dentro”

Jerónimo de Sousa usou um ditado popular para expressar a sua opinião sobre as mudanças no governo de António Costa. Para o líder comunista, trata-se de uma decisão do primeiro-ministro e, portanto, “não me compete a mim fazer o juízo de valor”

O líder do PCP usou um ditado popular para expressar a sua opinião sobre a remodelação do governo de António Costa conhecida hoje: "Quem sabe da vida do convento é quem lá vai dentro".

Após uma homenagem ao Nobel da Literatura José Saramago, em Lisboa, Jerónimo de Sousa sublinhou que o importante são as políticas do governo, recusando "individualizar responsabilidades", à exceção do primeiro-ministro, "que tem o poder constitucional" de mexer nos membros do executivo, os quais "não trabalham por conta própria".

"Tanto o momento como a opção cabem ao primeiro-ministro. No caso da remodelação, no seguimento da demissão do ministro da Defesa, seguem-se substituições na área da Economia, Cultura e Saúde. Independentemente do perfil pessoal de qualquer ministro, o PCP tem sempre uma preocupação: saber que política esse governo remodelado vai realizar porque não acreditamos que se trabalhe à peça", defendeu o comunista.

O secretário-geral do PCP esclareceu que a alteração do Governo "nunca foi referida" durante as recentes reuniões entre comunistas e membros do executivo sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

"Não me compete a mim fazer o juízo de valor. O responsável principal com certeza que tem os fundamentos necessários para decidir do momento, desta forma. É o primeiro-ministro, é um direito que tem. Tem esta responsabilidade, mas eu não vou fazer julgamentos do tempo. É uma decisão de António Costa", disse Jerónimo de Sousa sobre o momento em que a decisão foi tomada.

O líder comunista sublinhou ainda que "a substituição deste ou daquele responsável por esta ou aquela pasta ministerial não altera a dinâmica e o sentido de discussão que vai haver na proposta de Orçamento do Estado".