Semana começa com chuva e 11 distritos em aviso amarelo

Esta segunda-feira está prevista chuva no Minho, Douro litoral e outros locais do litoral

Depois da tempestade tropical Leslie, a semana começa com onze distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva, vento e agitação marítima.

“Temos a passagem de um sistema frontal. Vamos ter aguaceiros, sendo que hoje de manhã já está a ocorrer precipitação no Minho e Douro litoral e em outros locais do litoral. A precipitação pode ser por vezes forte até ao final da manhã”, explica Joana Sanches, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Lusa.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu estão sob aviso amarelo a partir das 10h00 desta segunda-feira. “Também o vento pode soprar por vezes forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral até meio da tarde. Nesse sentido, foi emitido aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto até às 19:00”, acrescenta a meteorologista.

Quanto à agitação marítima, todos os distritos da costa ocidental estão sob aviso amarelo entra das 13h0 e as 16h desta segunda-feira e até às 19h00 de terça-feira. Estão previstas ondas de noroeste com quatro e cinco metros de altura.

No entanto para terça-feira não está prevista precipitação. “O dia começa com alguma nebulosidade, mas não se prevê precipitação e a tendência é para uma diminuição do vento, sendo apenas temporariamente moderado nas terras altas e durante a tarde nas regiões do litoral oeste”, afirmou. Está também prevista uma subida da temperatura máxima e uma pequena subida da mínima na região sul do país.

“A subida da máxima em todo o continente vai situar-se entre os 4 e os 6 graus na generalidade do território. É uma subida grande. Por exemplo, em Lisboa hoje a máxima é 19 graus e amanhã [terça-feira] será 24, em Bragança hoje vão estar 14 e amanhã 20 graus. No entanto, esta subida é temporária porque prevê-se que voltem a descer na quarta-feira”, explica.