Incêndios. PR diz que se “fez tudo, a todos os níveis” para evitar tragédias como as de 2017

Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas em Tondela, aquando de uma visita de dois dias a vários concelhos do distrito de Viseu que foram afetados pelos incêndios de outros do ano passado.

Incêndios. PR diz que se “fez tudo, a todos os níveis” para evitar tragédias como as de 2017

Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da visita aos distritos de Viseu, referiu que foi mesmo feito um “reforço de efetivos, em várias instituições, nos dispositivos que foram montados, no envolvimento das autarquias, dos autarcas e da sociedade civil e na mobilização da população".

No entanto, apesar de admitir que foram feitos esforços, o Presidente da República disse que, ainda assim, há "muito a fazer", tendo reconhecido que "houve um salto qualitativo enorme na prevenção". "A sociedade, os portugueses como um todo, responderam o melhor que era possível a esse desafio. Perceberam que era uma experiência irrepetível e, portanto, mobilizaram-se", declarou o chefe de Estado.

Marcelo referiu ainda que “o balanço global traduz essa mobilização”, ainda que este ano se tenham vivido “alguns momentos menos felizes”, como foi o caso do incêndio em Monchique.

"Daqui a um ano cá estarei, para verificar que este ritmo não abrandou, acelerou virado para o futuro", terminou o Presidente da República.