A primeira personagem de Disney não foi o Mickey…

… nem Tintim a de Hergé. Nem Mónica a de Maurício de Sousa 

Um dos erros mais comuns é assumir-se que as personagens mais conhecidas dos seus autores foram as primeiras a serem criadas.

O Rato Mickey pode ser a personagem mais associada a Walt Disney, mas o cineasta nascido em 1901 começou por desenhar, em 1927, o Coelho Osvaldo, que se estreia na curta-metragem “Trolley Troubles”. Mickey surge um ano depois, em 1928, na curta “Plane Crazy”, ao lado da sua namorada Minnie e da amiga Clarabela (a vaca que aparece por breves segundos aos comandos do avião). Disney perdeu os direitos sobre o Coelho Osvaldo, passando este a aparecer em curtas-metragens criadas por Walter Lantz (criador da personagem Woody Woodpecker, Pica-Pau em português). A empresa acabou por recuperar os direitos da personagem em 2006.

Algumas das personagens mais conhecidas da banda desenhada também passaram por um fenómeno semelhante. Tintim, por exemplo, não foi a primeira criação de Hergé. A carreira do autor belga, nascido em 1907, começou no “Le Boy-Scout Belge”, uma publicação dos grupos de escuteiros – foi nessa altura que criou o seu pseudónimo (o seu nome verdadeiro era Georges Prosper Remi) e a personagem Totor. 

A gorducha e dentuça Mónica também não foi a primeira personagem de Maurício de Sousa. Segundo a edição comemorativa “Mónica 35 Anos”, de 1998, o Capitão Picolé foi, em 1947, a primeira personagem do autor.