Possíveis substitutos de Rovisco Duarte vão ser ouvidos em audições

O ministro da Defesa Nacional disse que os “procedimentos adequados” já tinham iniciado

Possíveis substitutos de Rovisco Duarte vão ser ouvidos em audições

Depois da demissão do general Rovisco Duarte, apresentado esta quarta-feira, o ministro da Defesa Nacional já convocou os possíveis sucessores do chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), avança a Lusa.

Em comunicado enviado às redações, o novo ministro João Gomes Cravinho disse que os “procedimentos adequados” à substituição do general Rovisco Duarte já tinham sido iniciados. As aduções é um passo que, segundo a Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas.

O tenente-general Guerra Pereira, comandante das Forças Terrestres, Pina Monteiro, Fonseca e Sousa, comandante do Pessoal, Cóias Ferreira, comandante da Logística. Campos Serafino, vice-CEME são alguns dos nomes possíveis para o lugar de chefe do Estado-Maior do Exército. Também o general do Exército Rui Clero, comandante –operacional da GNR, e os generais Nunes Fonseca e Luís Miguel, estão na lista de possíveis sucessores.

O general Rovisco Duarte apresentou a sua carta de demissão ao Presidente da República alegando motivos pessoais para deixar o cargo. No entanto, numa carta de despedida distribuída internamente, o general terá alegado afastar-se porque “circunstancias políticas assim o exigiram”. Rovisco Duarte tomou posse em 15 de abril de 2016, escolhido pelo anterior ministro Azeredo Lopes. A demissão surge dois dias depois do novo ministro, João Gomes Cravinho, ter tomado posse da tutela da Defesa Nacional.