Fotografia de tripulantes da Ryanair a dormir no chão foi encenada

Câmaras de vigilância captaram momento de encenação

A tempestade Leslie obrigou ao desvio de vários voos em Portugal, um avião da Ryanair que seguia para o Porto acabou por ter de aterrar na cidade espanhola de Málaga.

A tripulação foi por isso obrigada a passar a noite no aeroporto, tendo-se queixado das condições em que o tiveram de fazer. Pouco depois, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) veio denunciar a situação, dando como exemplo uma fotografia, na qual se via a equipa da Ryanair a dormir no chão.

Mas sabe-se agora que a fotografia foi encenada. A companhia aérea divulgou imagens captadas por uma câmara de vigilância do aeroporto de Málaga, que mostram os tripulantes reunidos num canto da sala a dirigirem-se para o lado oposto do espaço, e posteriormente, deitam-se no chão e fingem que estão a dormir, enquanto outro funcionário tira a fotografia.

Depois de a fotografia ter sido tirada, os tripulantes levantam-se para voltar ao local onde estavam sentados.

Na altura em que a fotografia dos trabalhadores a dormirem no chão foi divulgada, o (SNPVAC) não poupou nas críticas: "É lamentável e inadmissível que, em pleno século XXI, possamos assistir a este tipo de situações, onde ainda constatamos que a Ryanair opera sem qualquer tipo de respeito pelos seus funcionários e pelos seus passageiros que também foram deixados à sua sorte no referido aeroporto, num setor, fortemente regulado por autoridades nacionais e europeias".

"Os 24 tripulantes ficaram desde a 1.30 hora até às 6 horas (hora local de domingo) sem acesso a comida, bebidas e até sem lugar para todos se poderem sentar", denunciou o sindicato.

Assim que se começou a partilhar a denúncia do sindicato, a companhia irlandesa alegou logo que a fotografia se tratava de uma encenação: "Esta imagem é claramente encenada e nenhum tripulante dormiu no chão", garantiu uma fonte da Ryanair. A tese que veio a ficar provada.

A companhia explicou que Málaga, a cidade para onde foi desviado o voo com destino ao Porto, tinha os hotéis lotado, e admitiu que a tripulação passou algum tempo na sala de tripulantes, antes de ter sido colocada num lounge VIP, tendo regressado ao Porto no dia seguinte.