Alerta DECO: Microondas “perigosos” devem ser retirados do mercado

Entidade analisou vários microondas e detetou que alguns modelos são “perigosos” e que devem ser retirados do mercado o mais rapidamente possível. No entanto, apesar de a DECO já ter alertado as entidades responsáveis, ainda nada foi feito. 

A DECO Proteste testou alguns microondass que se encontram  à venda no mercado e, dessa análise, foram detetados dois equipamentos “perigosos”: o microondas DAEWOO KOG 6F27 e o TEKA MW 21IVS.

Tanto num caso como no outro foram registadas temperaturas “acima dos valores permitidos para o tipo de superfície, segundo a norma de segurança elétrica”, indica a DECO na sua página institucional.

Além disso, a plataforma de defesa do consumidor indica ainda que “o topo e a porta dos microondas são os pontos mais críticos por atingirem temperaturas excessivas 30 minutos após a função grill estar ativa”.

A entidade disse que já informou as autoridades responsáveis – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – para que o produto seja retirado do mercado o mais brevemente possível, mas até agora não obteve qualquer resposta sobre o assunto, sublinhando que os microondas “continuam com maus resultados e à venda”.

Recorde-se que em outubro de 2013 as normas sobre as temperaturas máximas para superfícies em microondas foram estabelecidas.