Infarmed retira do mercado creme para bebé da Wells

A entidade aconselha todos os consumidores a não utilizar o produto

O creme de rosto para bebé da marca Wells vai ser retirado do mercado, informou esta segunda-feira a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). Em causa estão erros na rotulagem do produto e não é garantido que o mesmo seja “seguro” para a saúde.

"Após análise no laboratório do Infarmed, verificou-se que o produto cosmético Wells Creme Rosto Bebé contém os conservantes Phenoxyethanol e Benzoic acid, os quais não estão declarados na lista de ingredientes incluída na rotulagem, constatando-se ainda que os ingredientes listados não correspondem à verdadeira composição do produto”, informou o Infarmed, através do seu site oficial.

O Infarmed acrescenta ainda que o produto contém uma “alegação falsa”, ao referir a indicação “0% Fenoxietanol”.

“Atendendo a que a pessoa responsável não demonstrou que este cosmético é seguro para a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada de todas as unidades existentes no mercado", refere a entidade, acrescentando ainda que aconselha todos os consumidores a não utilizar o produto e que todos os comerciantes o devem devolver, sobretudo entrando em contacto com a Sonae, proprietária do Continente e da Wells.

Além deste creme, o Infarmed determinou também a retirada do mercado do cosmético Aqua Face and Bodypaint da marca SuperStar,uma vez que foi detetado o conservante Methylisothiazolinone na lista de ingredientes e que pode “colocar em risco a saúde”.

O Infarmed alerta ainda para um esterilizador a pressão de vapor do fabricante Wenzhou Longde Medical Technology: “Em Portugal, não foram identificados registos da comercialização de dispositivos deste fabricante, mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no espaço económico europeu, o Infarmed recomenda que o dispositivo supracitado não seja adquirido nem utilizado, uma vez que apresenta aposta marcação CE 0123 falsa".