Há uma explicação para iceberg que é retângulo quase perfeito e que se tornou viral

A fotografia que se tornou viral foi tirada no âmbito da ‘NASA IceBridge’

Depois de a NASA divulgar uma fotografia de uma placa de gelo com uma forma retangular perfeita, a mesma tornou-se viral nas redes sociais em busca de uma explicação para o fenómeno. Depois de muitos considerarem que não havia um esclarecimento, Kelly Brunt, cientista da NASA e investigador na Universidade de Maryland, nos EUA, desvendou a curiosidade.

"Temos dois tipos de icebergues: aqueles que todos imaginam quando pensam por exemplo no que afundou o Titanic e que parecem prismas ou triângulos, e depois temos aqueles a que se chamam 'icebergues tabulares'", disse, em entrevista à revista ‘Live Science’.

Segundo o cientista, estes ‘icebergs tabulares’ são “largos, planos e compridos” e formam-se “através de um processo semelhante ao crescimento da unha, que ao fim de algum tempo a crescer acaba por partir. São geralmente retangulares e geométricos".

A fotografia que se tornou viral foi tirada no âmbito da ‘NASA IceBridge’, uma operação que tem o objetivo de estudar como se conectam as regiões polares ao sistema climático global, através da observação de blocos de gelo.