Temperaturas descem 10 graus devido a massa de ar muito fria

O bom tempo está mesmo a chegar ao fim. Depois de vários dias com temperaturas acima da média, as temperaturas vão sofrer agora uma descida significativa até cerca de dez graus Celsiu, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, meteorologista do IPMA, está prevista uma mudança do estado do tempo em todo o continente, que "deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores".

"A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas. Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio", disse a responsável.

Além disso, também há previsão para ocorrência de precipitação em algumas zonas do país: "Há também condições para aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, que nas terras altas podem ser de neve", indicou.

Segundo o IPMA, as temperaturas vão oscilar entre 8 e 15 graus Celsius nas regiões Norte e Centro dopais, estando previstas temperaturas de cerca de 20 graus em Lisboa, Alentejo e Algarve.

A temperatura mínima deverá baixar para valores entre 0 e 10 graus em todo o território, exceto na região Sul. "Para Lisboa prevemos 16 graus no sábado e no domingo 14. No sábado já vamos ter uma mínima de dois graus negativos nas Penhas Douradas", deu como exemplo a meteorologista.

Já no domingo, as temperaturas deverão voltar a sofrer uma descida e o vento vai manter-se forte. "No início da semana, principalmente de segunda para terça-feira vamos ter uma frente que vai trazer precipitação generalizada a todo o território”, explicou.