Deixar o carro em casa pode dar direito a recompensa

O projeto foi implementado numa cidade italiana e permite colecionar pontos que podem ser trocados por compras e serviços

Usar os transportes públicos, uma bicicleta ou simplesmente ir a pé são atitudes que estão a ser recompensadas em Bolonha, em Itália. O projeto Bella Mossa (que pode ser traduzido como uma expressão de incentivo) foi criado pelo planeador urbano Marco Amadori e pretende reduzir os níveis de poluição.

Os cidadãos de Bolonha podem utilizar a aplicação para o telemóvel que, através do GPS, regista o percurso de cada pessoa e, caso seja utilizada a bicicleta ou o autocarro, atribui-lhe pontos que podem depois ser trocados por compras e serviços no comercio local aderente.

“O sistema de coleção de pontos é baseado não na distância que é feita mas na simples viagem porque é importante que até as viagens mais curtas de um quilómetro sejam feitas de forma sustentável”, diz Amadori à BBC.

O projeto está em fase de testes durante quatro meses e, por isso, a aplicação permite um máximo de quatro viagens por dia. Está também disponível na aplicação os horários dos transportes públicos para incentivar os cidadãos a fazerem viagens mais amigas do ambiente.