Militar português ferido depois de confrontos na República Centro Africana

Um grupo armado atacou os paraquedistas portugueses perto da cidade de Bambari

Militar português ferido depois de confrontos na República Centro Africana

O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) anunciou esta quarta-feira que um paraquedista português sofreu ferimentos ligeiros durante uma operação na República Centro-Africana. O militar foi atingido por um projétil no braço mas encontra-se bem e vai permanecer na missão.

O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira “no seguimento de confrontos com um grupo armado na região de Bambari, a 400 km a nordeste da capital, Bangui", explica em comunicado o EMGFA. O confronto com um grupo armado ocorreu "durante uma ação de patrulha dos militares portugueses numa zona sensível da cidade”, sendo a zona "conhecida por ser ocupada por elementos armados que ocupam de forma ilegítima habitações e ameaçam a população local, gerando um clima de insegurança e medo".

"Durante a operação, elementos armados não identificados dispararam deliberadamente contra os paraquedistas portugueses, motivando a pronta resposta da força de forma a garantir a sua segurança e da população na área", pode ainda ler-se

 O militar que integra a 4.ª Força Nacional Destacada sofreu “ferimentos ligeiros num braço após ter sido atingido por um projétil”.Segundo o comunicado, o militar “encontra-se bem, em situação estável e já teve oportunidade de falar com a família". Uma vez que o ferimento foi considerado ligeiro o militar irá continuar na missão.