Jovem menor de idade terá sido mais uma das vítimas de Harvey Weinstein

Neste processo de várias acusações contra o produtor de Hollywood já são mais de 100 as mulheres que dizem ter sofrido de abusos sexuais por parte deste, mas agora o caso volta a ter novos contornos com a acusação de uma adolescente de apenas 16 anos, na altura. 

Jovem menor de idade terá sido mais uma das vítimas de Harvey Weinstein

Há novos contornos no caso de Weinstein. Recentemente, deram entrada no tribunal documentos que referem que a jovem saiu da Polónia em 2002, para ir viver para os Estados Unidos, onde viria a seguir uma carreira de modelo e atriz.

Os advogados que representam a mulher, na altura menor de idade, adiantam que o primeiro encontro entre esta e Weinstein aconteceu durante um evento organizado pela agência de modelos para a qual a rapariga trabalhava. Poucos dias depois, o produtor de Hollywood – agora caído em desgraça – terá levado a jovem para o seu apartamento em Soho, onde "agressiva e ameaçadoramente" exigiu ter relações sexuais com ela.

"Weinstein ameaçou e pressionou 'fulana', dizendo que tinha feito as carreiras de Penelope Cruz e de Gwyneth Paltrow, e que nenhuma delas estaria a trabalhar se não fosse ele", pode ler-se no documento que deu entrada no tribunal.

Segundo o mesmo papel, a jovem terá conseguido fugir do apartamento, depois de ter sido obrigada “a tocar-lhe”.

A defesa do produtor já reagiu e, em comunicado, diz que a acusação é "absurda" e garante que vai comprovar-se a sua falsidade.

Recorde-se que o produtor norte-americano de 66 anos – que se afirma inocente – se entregou no dia 25 de maio às autoridades em Nova Iorque, depois de ter sido aberta uma investigação judicial sobre todas as acusações de abusos sexuais de que é alvo.

Weinstein acabou por sair em liberdade com pulseira eletrónica, após pagar uma caução de um milhão de dólares, cerca de 864 mil euros.

O escândalo em Hollywood desencadeou as campanhas #Time'sUp e #MeToo, que levaram à queda de centenas de homens poderosos neste setor do cinema.