Portugueses compram botijas de gás a metade do preço em Espanha

Ayamonte é uma localidade espanhola que fica perto da fronteira com o Algarve e motiva muitos portugueses a comprar combustível do lado de lá da fronteira

Enquanto uma garrafa de gás de 13 quilos em Portugal custa, em média, 26 euros – podendo chegar aos 29 euros -, em Espanha o mesmo produto tem o custo de 14 euros, em Ayamonte, uma localidade situada perto da fronteira com Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Carlos Ramallho vive em Vila Real de Santo António e costuma passar a fronteira para comprar combustível. São “10 minutinhos para cá e 10 para lá”, conta à Lusa acrescentando que para além do gás aproveita também para abastecer de gasóleo. "Uma garrafa lá equivale aqui a duas", diz Ramalho acrescentando que o gasóleo também.

Também Ricardo Castro, um empresário algarvio, é um exemplo de quem prefere ir a Espanha para fazer compras. “Ainda no outro dia vim aqui ao [supermercado] Mercadona, em compras de bebidas brancas gastei 200 e poucos euros, e depois, de vez em quando tenho que comprar em Portugal, por causa das faturas, fui comprar precisamente as mesmas bebidas e em Portugal paguei quase 600. Foi uma diferença de quase 300 euros”, conta à agência de notícias.

No que toca ao gasóleo a diferença chega aos 40 cêntimos por litro. "Hoje fui atestar este carro ali na bomba mais em baixo [em Ayamonte] e estava a 1,20 o gasóleo”, conta lembrando que quando se viu obrigado a abastecer em Quarteira "lá estava a 1,60 euros o gasóleo".