Democratas vencem Câmara dos Representantes pela primeira vez em oito anos

No Senado a vitória foi do Partido Republicano, o que Trump considerou um “tremendo sucesso”

Democratas vencem Câmara dos Representantes pela primeira vez em oito anos

A vitória das eleições intercalares nos Estados Unidos foi dos Democratas. Nancy Pelosi é a nova líder democrata na Câmara dos Representantes e garantiu que “será um novo dia” para o país.

A Câmara dos Representantes passou agora para as mãos dos democratas depois de ser lideradas durante oito anos pelos republicanos. Pelosi considera que esta mudança não deve ser focada nas diferenças partidárias mas considera que foi uma vitória “para conservar os valores constitucionais” dos Estados Unidos.

"Com esta nova maioria democrata, vamos honrar os valores de nossos pais fundadores", garantiu a nova presidente da Câmara dos Representantes. Os democratas conseguiram 218 lugares, enquanto os republicanos têm 193 assentos.

Já no Senado a vitória foi dos republicanos, o que Donald Trump considerou um “tremendo sucesso”. Mas a margem foi pouca: 51 dos lugares foram atribuídos ao Partido Republicano (o equivalente a 51%), enquanto os democratas ficaram com 43 lugares. O partido que apoia o presidente norte-americano irá liderar o Senado durante mais dois anos, o que contraria a onda anti-Trump esperada pelos democratas.

As eleições decorreram esta terça-feira.