Deco acusa Ryanair de fazer cobrança ilegal de quatro euros para ‘check in’ antecipado

Em causa está uma atualização de sistema que impede os passageiros de fazer o ‘check in’ online entre as 17h desta quarta-feira e as 5h00 de quinta

Deco acusa Ryanair de fazer cobrança ilegal de quatro euros para ‘check in’ antecipado

Depois de ter anunciado que os serviços online da companhia iam estar indisponíveis durante 12h, o que impossibilita os passageiros de fazer ‘check in’, a Ryanair cobrou quatro euros pelo ‘check in’ antecipado. A Deco considera a cobrança ilegal e vai “denunciar a situação” à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)

Entra as 17h desta quarta-feira e as 5h00 de quinta, a empresa de voos low cost vai fazer uma “atualização de sistema” que deixa os serviços de reserva e ‘check in’ indisponíveis. Por isso, “todos os passageiros com viagens marcadas para quarta-feira, dia 07, e quinta-feira, dia 08 de novembro, por ‘e-mail’ e por SMS [mensagem de texto para o telemóvel], aconselhando-os a efetuaram o ‘check in online’ para os seus voos na terça-feira, dia 06 de novembro, antes do referido encerramento”, avisou, em comunicado, a Ryanair, lembrando que o ‘check in’ no aeroporto tem um custo de 55 euros.

No entanto, quem segue o conselho acaba por ser obrigado a pagar quatro euros, valor cobrado pelo ‘check in’ antecipado e pela escolha de lugar no avião. “Trata-se de mais uma política inaceitável”, acusa a Deco considerando que “penaliza os passageiros, apesar de o constrangimento ser da responsabilidade da companhia”.

“A situação impõe informação individualizada e o ‘check-in’ sem custos associados. Se tiver problemas e se lhe cobrarem pelo ‘check-in’, reclame junto da Ryanair e peça a nossa ajuda através da plataforma Queixas dos Transportes”, apela a associação de defesa do consumidor.