Incêndio destrói aldeia na Califórnia

“Quase toda a vila de Paradise está destruída, é esse tipo de devastação”

Incêndio destrói aldeia na Califórnia

Um incêndio no norte da Califórnia, nos EUA, já destruiu a vila de Paradise. Dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas. “Quase toda a vila de Paradise está destruída, é este o tipo de devastação”, disse Scott McLean, do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia esta quinta-feira, que avançou que cerca de mil estruturas da vila foram destruídas, deixando 27 mil habitantes desalojados.

No entanto, estes números são ainda provisórios, uma vez que ainda há dificuldades em aceder ao local. Há vários relatos de feridos, incluindo dois bombeiros, segundo o responsável da mesma autoridade do condado Butte Calford, Darren Read.

O xerife do condado considera a situação “muito perigosa e muito séria”.”Estamos a fazer tudo o que podemos para tirar as pessoas das áreas afetadas”, garantiu.

O vice-governador da Califórnia, Gavin Newson, declarou estado de emergência na área mais afetada pelo incêndio e pediu a Donald Trump que declarasse estado de emergência federal.

Em seis horas as chamas consumiram mais de 26 quilómetros quadrados, avançou o xerife Honea. Os ventos e a baixa humidade são os principais fatores que prejudicam o trabalho dos bombeiros.