Trabalhadores da Autoeuropa aprovaram novo acordo laboral após ano e meio de tensão

Após meses de discordâncias, os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram o novo acordo laboral

Os trabalhadores da Autoeuropa aprovaram na última sexta-feira o novo acordo laboral, com 72,8% dos votos favoráveis e 25,9% contra. Em causa estava o pagamento do trabalho aos domingos a 100% e aumentos salariais de 2,9% em cada um dos próximos dois anos.

"Estou muito satisfeito pela participação dos trabalhadores no referendo, a maior de sempre (82,6%), e pela aprovação do acordo por 72,8% dos trabalhadores", disse Fausto Dionísio, coordenador da Comissão de Trabalhadores, citado pela Lusa, reforçando o que já havia dito anteriormente relativamente ao facto de este ser “um ótimo acordo".

"Sempre dissemos que íamos lutar por um bom acordo e foi isso que conseguimos, como os próprios trabalhadores hoje reconheceram", acrescentou Fausto Dionísio.

Além do pagamento do trabalho ao domingo a 100%, o novo acordo traz uma atualização salarial de 2,9% em cada um dos próximos dois anos, com um aumento mínimo de 25 euros por trabalhador, mas também a integração nos quadros da empresa de 300 trabalhadores contratados a prazo até julho do próximo ano.

Também a Autoeuropa já reagiu à aprovação do acordo.

"Este acordo representa um marco importante na consolidação do crescimento da fábrica" e reconhece "o desempenho de toda a equipa no processo de transformação da Volkswagen Autoeuropa para uma unidade de grande volume de produção", refere a nota de imprensa, citada pela Lusa.