Politica

Louçã diz que os "rufias tomaram conta da direita"

Fundador do Bloco de Esquerda aplaudido de pé no pavilhão Casal Vistoso, na XI Convenção Nacional do partido, critica "política suja" e fala de Toy Story- para sugerir a Catarina Martins mais ambição.

Mal o seu nome foi anunciado para subir ao palco, Francisco Louçã recebeu palmas antes mesmo de iniciar a sua intervenção de pouco mais de cinco minutos. O rosto do Bloco de Esquerda durante largos anos levou ao XI Convenção Nacional o tema das Fake News (Notícias Falsas) para dizer que o problema não é novo. Há 200 anos também se noticiavam notícias falsas. A diferença, disse, é a de que hoje "a mentira é uma indústria", alimentada nas redes sociais, e que abriram caminho aos "profetas" Trump, Salvini e Bolsonaro".  Mais, "os rufias tomaram conta da direita e são aplaudidos por milionários". Para Francisco Louçã a "política suja está em todo o lado e é o medo". Por isso, a solução para o combater é a "segurança dos compromissos", a segurança na Saúde, na Educação, é a "segurança de quem não volta com a palavra atrás".

Numa rara referência à família, Francisco Louçã lembrou-se de um filme da Toy Story que viu com as suas netas para lembrar o lema da história à coordenadora do BE, Catarina Martins :"Até ao infinito e mais além".  O objetivo era o de puxar pela ambição do Bloco de Esquerda.